Logo O POVO+
43% dos fundos renderam acima do Ibovespa
Economia

43% dos fundos renderam acima do Ibovespa

EM 2018
Edição Impressa
Tipo Notícia Por

A Bolsa subiu 15% em 2018, mas essa trajetória ficou bem longe de ser uma linha reta. Greve dos caminhoneiros, cenário externo e sobretudo as eleições transformaram o mercado acionário numa verdadeira montanha-russa. Tamanha volatilidade deixou o trabalho dos gestores mais difícil: no ano passado, apenas 43% dos fundos de ações renderam acima do Ibovespa - principal índice de ações do mercado brasileiro.

Levantamento feito pelo jornal O Estado de S. Paulo, com dados da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima), analisou o desempenho de 1,5 mil fundos de ações no ano passado.

Entre os fundos que se propõem a replicar índices, apenas 35,9% conseguiram bater o Ibovespa. Já entre os que pretendem superar o índice (ativos), 58,9% obtiveram sucesso. Entre os que selecionam ações que pagam mais dividendos, metade (50,9%) teve valorização acima da referência.

"Foi um ano de muita volatilidade. Por isso, alguns gestores preferiram um caminho mais conservador e não fizeram grandes apostas - esperaram o desfecho das eleições para balancear as carteiras", afirma Sandra Blanco, consultora de investimentos da Órama. (Agência Estado)

O que você achou desse conteúdo?