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Projeto do Metrofor prevê conectividade
Economia

Projeto do Metrofor prevê conectividade

Mobilidade
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Do metrô para o ônibus usando um só cartão de pagamento. A proposta de interligação dos modais está previsto no projeto do Metrofor por meio do da utilização do Bilhete Único Metropolitano. Assim como em outros sistemas mundo afora, o passageiro preza pelos benefício proporcionado pela integração entre os modais.

 

Exemplo de metrópole brasileira com sistema de metrô interligado a outros modais é São Paulo, ligando trens e ônibus. A tarifa total custa R$ 4. Com o Bilhete Único, há desconto e o valor cai R$ 6,96. A iniciativa na Capital cearense é semelhante. Já existe infraestrutura para o uso do cartão nas estações do Metrofor. A expectativa é que o projeto comece a funcionar nos próximos meses.

 

Edilson Aragão, arquiteto e professor da Universidade de Fortaleza (Unifor), já participou do plano do Metrofor. Para ele, a interligação depende de esforços governamentais múltiplos, pois envolve cidades da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) e seus sistemas de transporte rodoviário, e o Estado, com o sistema ferroviário.

 

"O sistema ferroviário deve estar preparado para se integrar ao sistema urbano rodoviário, fisicamente e virtualmente, através dos sistemas de bilhetagem eletrônico", analisa. O professor diz que o objetivo do projeto é fazer com que pessoas troquem o automóvel pelo transporte coletivo. "Mas isso depende de qualidade, conforto, segurança e, principalmente, do tempo de deslocamento menor", analisa, chamando a atenção também para a questão ambiental. "Quanto menos automóveis, menos poluição e maior qualidade de vida na Cidade", reforça.

 

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