Logo O POVO+
Prefeitura e ITA planejam centros de inovação para Fortaleza
Economia

Prefeitura e ITA planejam centros de inovação para Fortaleza

| NEGÓCIOS | O projeto, que prevê duas unidades e está em fase de estruturação, busca replicar cases de São Paulo e Florianópolis para atrair investidores à Capital
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
NULL (Foto: )
Foto: NULL
[FOTO1]

A Prefeitura de Fortaleza e o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) planejam viabilizar dois centros de tecnologia e inovação na Capital. O projeto está em fase de estruturação e propõe replicar cases de São Paulo e Florianópolis para atrair investidores privados. Uma das unidade seria instalada na Praia de Iracema. O bairro foi visitado pela paulista Cívico, que reúne startups de impacto social. Ainda não há prazos e investimentos definidos.

 

O poder público entraria com o incentivo na concessão do terreno, com prazo de 20 a 30 anos. "A ideia é apresentar para o pessoal essa oportunidade, tanto para que eles se tornem fontes de fortalecimento e, dependendo do sucesso econômico, ficarem conosco", diz o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (PDT). Também foram visitados modelos como o Cubo do Itaú (São Paulo), Acate (Florianópolis) e Century (Recife). A pauta foi debatida ontem, durante encontro com cerca de 60 cearenses formados pelo ITA, no Paço Municipal. O plano é que os profissionais, hoje espalhados pelo País e mundo afora, coloquem a Cidade na vitrine de investidores nacionais, internacionais e também redesenhem negócios para a região. Para o engenheiro e ex-aluno do ITA Felipe Bonfim, uma rede de contatos é crucial. Ele pondera, no entanto, que são necessários mais esforços para tirar o plano do papel.

 

"Iniciativas embrionárias sempre preocupam. Não se sabe qual será o resultado, qual o próximo passo, se vai acontecer. Mas é sempre um começo", diz. Uma nova reunião foi agendada para o próximo dia 3 de janeiro, novamente no Paço Municipal. Segundo o secretário de Governo da Prefeitura, Samuel Dias, um prédio seria para abrigar startups e o outro para empresas de impactos, que teriam serviços demandados pela gestão pública.

 

Encabeçadas pelo ex-aluno e investidor financeiro Inácio Ponchet, as reuniões começaram há cerca de seis meses, em maio. "Queremos atrair capital privado para construir um centro de desenvolvimento que agregue tecnologia em várias frentes de atuação", afirma. Os projetos abrangem áreas da educação, saúde e governança. A expectativa é que a Prefeitura ofereça suporte tributário e operacional para consolidar a iniciativa.

 

O presidente da Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (Etice), Adalberto Albuquerque de Paula, destaca que atrair uma parte desse capital humano possibilita construir uma nova economia baseada no conhecimento e uso da tecnologia de maneira inovadora.

 

O que você achou desse conteúdo?