Logo O POVO+
O desafio de melhorar a produtividade cearense
Economia

O desafio de melhorar a produtividade cearense

Especialistas. Avaliação
Edição Impressa
Tipo Notícia

Entre os especialistas há um consenso de que os investimentos que foram feitos na última década em educação, se mantidos e ampliados, terão reflexo significativo na qualidade da mão-de-obra nos próximos anos. Quando se trata de capital humano, o relatório indica que o Ceará ainda patina na 22ª posição, a mesma de dez anos atrás. Porém, para converter estes ganhos em crescimento da economia será preciso melhorar a produtividade.


O PIB per capita cearense anual é de R$ 15.437, o quarto mais baixo do Brasil. ?Há décadas investimos na mesma matriz de desenvolvimento, a mesma política industrial. Para tirar o Ceará do atraso relativo a outros estados é preciso pensar em formas diferentes de transformar este capital humano em produtividade e isso passa por mais investimentos em inovação. Criar a ambiência para estes novos negócios, algo como Recife está fazendo com seu Porto Digital?, argumenta o professor de administração e economia da Universidade Federal do Ceará (UFC), Marcelo Pontes.


Na avaliação dele, a redução dos indicadores de informalidade, de desigualdade e melhora no saneamento básico são questões que devem ser enfrentadas. ?Saneamento é uma questão que reflete diretamente na qualidade da saúde da população?.


O analista de políticas públicas do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), Alexsandre Lira, destaca que houve ganhos significativos na última década, mas reconhece que há muito o que avançar.


Porém, diz que estratégias de planejamento de longo prazo, a exemplo do Ceará 2050; projetos estruturantes que estão sendo atraídos para o Estado como os hubs portuário, aéreo e de telecomunicações; e os investimentos em modernização da gestão e em tecnologia podem acelerar a dinâmica dos próximos anos.


?Na área de segurança pública, por exemplo, estão sendo realizados vários estudos para reforçar o setor de inteligência, e muitos desses resultados devem começar a aparecer em 2019. Da mesma forma, em outras áreas. Agora é um problema multidimensional, não se consegue mudar a realidade da noite para o dia, é preciso atacar em várias frentes?.

O que você achou desse conteúdo?