Logo O POVO+
José Dias de Macêdo: a tradução da inovação para o Ceará
Economia

José Dias de Macêdo: a tradução da inovação para o Ceará

economia
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
NULL (Foto: )
Foto: NULL

[FOTO1]
Com trajetória empresarial marcada pelo pioneirismo e pelo olhar visionário que lhe renderam renome nacional, José Dias de Macêdo foi lembrado ontem principalmente pela capacidade de congregar pessoas. Ele morreu na madrugada desta quinta-feira, 6, aos 99 anos, e deixou um legado de inovação e empreendedorismo. Familiares, amigos e autoridades se reuniram para se despedir do empresário idealizador do Grupo J. Macêdo, um dos maiores do País.

Natural de Camocim, ele abriu negócios em vários segmentos, com destaque para a área do trigo. O primeiro moinho construído no Estado, em 1954, evoluiu para a criação, em 1979, de uma das marcas de farinha mais conhecidas pelos brasileiros, a Dona Benta.

"Meu pai foi sempre um homem realizador, foi pioneiro em quase tudo aquilo que fez: o primeiro moinho de trigo, a primeira cervejaria, a primeira fábrica de pneu, a primeira fábrica de transformadores, o primeiro frigorífico de Fortaleza? Ele sempre olhava lá na frente, tirava as pedras do caminho e conseguia", lembra Roberto Macêdo, um dos oito filhos de José Macêdo e presidente do Conselho de Administração da J. Macêdo.

No início da vida empresarial, o empresário se associou a dois irmãos e passou a representar a marca Jeep, da norte-americana Willys-Overland, com exclusividade no Ceará. Logo José Macêdo passou a representar também a Mercedes-Benz, a Ford e a Toyota em estados do Nordeste. "Ele foi buscar esse carro (Jeep) quando não tinha dinheiro e nem falava inglês", conta o filho. Mas além da referência empresário, Roberto lembra mesmo é do pai que gostava de ir à fazenda aos fins de semana, visitando moradores vizinhos e dando bombons às crianças antes do terço.

Na tarde de ontem, durante missa de corpo presente, na Paróquia Cristo Rei, familiares e amigos se reuniram emocionados. "Eu fui funcionário do grupo durante 14 anos, foi o meu primeiro emprego. Lá foi para mim uma grande escola de empreendedorismo, de transparência. Hoje estamos dando um último adeus a esse grande empresário e a quantidade de ex-funcionários aqui representa o exemplo dele, que transformou um grande grupo sempre numa grande família", diz o empresário Aldo Quintino.

Para Lúcio Alcântara, ex-governador do Ceará, além da colaboração empresarial, há a social de José Macêdo. "Tem uma grande relevância como cidadão em primeira lugar, além de um grande empresário. Ele era uma pessoa muito humana, um homem que indagava como as pessoas estavam, apoiava iniciativas da comunidade e de outras instituições que serviam ao povo, fez uma incursão pela política (como senador) onde teve oportunidade de contribuir para o desenvolvimento e progresso do Estado".

O depoimento corrobora com uma das frases mais relembradas de José Macêdo: "O empresário tem que estar atento à função social da empresa, não só como contribuinte fiscal e pelas oportunidades de emprego que oferece, mas especialmente pela responsabilidade em termos de desenvolvimento econômico e de elevação do nível de bem-estar social". 


Trajetória

1939: José Dias de Macêdo iniciou participação em representação comercial em Fortaleza oferecendo uma variedade de produtos tradicionais, da manteiga mineira à madeira.

1947: O empresário se associou a dois irmãos e passou a representar a marca Jeep com exclusividade no Ceará. Logo depois passou a representar Mecedes Benz, Ford e Toyota em estados do Nordeste.

1952: Obtiveram licença para a importação de 80 mil sacas de farinha de trigo e dois anos depois abriram a primeira indústria de processamento.

1960 e 70:
Expansão para outros estados, novos moinhos, novos produtos do mercado de massas e biscoitos.

1980:
As marcas regionais se transformaram em Dona Benta.

2004: Início da operação com as marcas Petybon, Sol e Boa Sorte.

2010: Lançamento da primeira farinha de trigo a vácuo.

2013: Retorno da J. Macêdo ao segmento de panificação.

O adeus

É um destaque na história do desenvolvimento empresarial que servirá de fonte de inspiração"

Roberto Cláudio, prefeito de Fortaleza

O povo cearense enaltece sua história, agradece imensamente pelo legado que deixa para o nosso Estado"

Camilo Santana, governador do Ceará

José Macedo foi um visionário, um homem à frente de seu tempo. Um empreendedor ousado e pioneiro"

Ari Neto, da Arco Educação

Uma perda lamentável, um homem que tinha uma visão da importância da responsabilidade social das empresas"

Geraldo Luciano, do Grupo M. Dias Branco

O Grupo fundado e presidido por José Dias de Macêdo é uma organização que impacta positivamente a vida de milhares de pessoas"

Romildo Rolim, presidente do Banco do Nordeste

O Estado perde um homem empreendedor, que construiu um dos maiores grupos empresariais do Brasil".

Gladyson Pontes, presidente do TJCE

José Macêdo deixa um importante legado pelo que construiu em sua trajetória política e empresarial, constituindo-se em um grande exemplo de empreendedor e homem público dos mais respeitados em nosso País"

Consuelo Dias Branco, presidente do Conselho de Administração da M. Dias Branco.

Ele sempre tratou muito bem os seus funcionários, mesmo quando os manuais de gestão nem existiam, ele sempre teve como filosofia estimulá-los"

Tales de Sá Cavalcante
, reitor do Centro Universitário Farias Brito

O que você achou desse conteúdo?