Logo O POVO+
Governo projeta evolução na mobilidade urbana
Economia

Governo projeta evolução na mobilidade urbana

Metrofor. Malha metroviária
Edição Impressa
Tipo Notícia

O titular da Secretaria de Infraestrutura, Lúcio Gomes, reconhece que ainda há muito a ser feito no Ceará. "A malha toda é aquém do que gostaríamos que fosse. É um Estado pobre, numa região pobre e num País de terceiro mundo. Tudo isso nos coloca num contexto de dificuldade. Porém, temos avançado no que é possível", acredita.

 

Ele diz, no entanto, estar otimista com o aumento de 30% no número de usuários da Linha Sul do Metrofor e VLTs do Cariri e de Sobral. A expectativa é alcançar saldo de 12,5 milhões de passageiros no fechamento neste ano. Em 2017, o número foi observado foi de 9,2 milhões de pessoas.

 

De acordo com o secretário, a ideia é atrair novos investidores no próximo ano para Parcerias Público-Privadas (PPPs) no sistema metroviário. Mas o Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI), lançado em março deste ano, não obteve sucesso devido ao cenário de incerteza com período eleitoral.

 

"Temos, sim, condições de ampliar. Estamos fazendo investimentos que a gente pretende concluir até abril de 2019", reforça. O montante investido foi R$ 176 milhões para os sistemas da Linha Sul e R$ 4,9 milhões para a construção na Estação Padre Cícero, localizada na avenida José Bastos, em Fortaleza. Segundo ele, a estimativa para 2019 é reduzir o tempo entre as rotas em até sete minutos.

O que você achou desse conteúdo?