Logo O POVO+
Ceará é o terceiro do País na geração de empregos no turismo. E ainda há vagas
Economia

Ceará é o terceiro do País na geração de empregos no turismo. E ainda há vagas

| Empregos | Os dados da CNC são referentes a outubro. A temporada de vagas temporárias também traz boas perspectivas até janeiro
Edição Impressa
Tipo Notícia
NULL (Foto: )
Foto: NULL

[FOTO1]

O setor de turismo no Ceará fechou o mês de outubro de 2018 com saldo positivo de 866 empregos. Os dados são do estudo Empregabilidade no Turismo, produzido pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) que mostra que no comparativo de doze meses, o Ceará é a terceira unidade federativa com mais postos criados na área (1.302). Perde apenas, para São Paulo e Goiás. As vagas temporárias nesta reta final de ano também indicam crescimento de 5% este ano, em relação ao mesmo período de 2017, segundo o Sistema Nacional de Emprego do Ceará (Sine/IDT). Quem ainda não conseguiu a sua, uma boa notícia: no caso de empregos temporários, ainda há vagas em aberto.

[FOTO3]

No banco de dados do Sine/IDT até a última sexta-feira, 7, haviam 120 vagas temporárias em aberto. A maior parte delas no setor de comércio e serviços, que é impulsionado pelas vendas de final de ano, mas muito beneficiado também pela proximidade da alta temporada. Dentre as oportunidades em aberto no Estado estão segurança de eventos, garçons, cozinheiros e atendentes.

[FOTO2]

O assessor da presidência do Sine/IDT, Antenor Tenório, explica que embora o contingente de vagas já não seja o mesmo dos anos em que a economia estava aquecida, já é possível observar tendências de recuperação. No período de dezembro de 2016 e janeiro de 2017, o Sine /IDT registrou 1.503 vagas temporárias no Estado. No mesmo período do ano seguinte, 1.634. Para este ano, as projeções são melhores. "É um número muito dinâmico, mas pelo movimento que estamos percebendo este ano acreditamos que vai crescer em torno de 5%, em relação ano passado".

 

Outra diferença de anos anteriores, é que as contratações estão ocorrendo conforme o aumento da demanda. "Antes, os temporários eram chamados entre setembro até novembro, agora, a abertura de vagas é menor, mas ainda estão acontecendo".

 

A presidente da Associação de Barracas da Praia do Futuro, Fátima Queiroz, confirma. "Ainda existem muitas barracas com vagas em aberto. Acredito que este ano o número de contratações deve aumentar em torno de 15 % a 20%.E isso se deve a duas coisas: a sazonalidade das férias escolares, mas, sem dúvida, ao aquecimento do turismo".

 

As projeções da Secretaria Estadual de Turismo do Ceará (Setur) é de que nesta alta estação, entre dezembro e janeiro, o Estado receba mais de 1,18 milhão de turistas. Uma alta de 10,2% em relação a igual período de 2017/2018. Sobretudo, de visitantes internacionais, uma elevação de 45%, com quase 100 mil turistas vindos do exterior.

 

Para o consultor de turismo, Caio Lima, 30, os bons ventos do turismo trouxeram novas perspectivas. Ele é um dos 290 funcionários temporários que o Beach Park contratou nesta reta final de ano. "Mesmo sendo uma vaga temporária, estou me esforçando ao máximo para mostrar meu potencial porque a minha determinação é de ser efetivado", explicou o jovem, que estava há um ano em busca de emprego.

 

Na última alta temporada, 23% dos colaboradores contratados para o período de dezembro a fevereiro, foram efetivados. Percentual 5% maior que o do ano anterior, segundo a coordenadora de Recursos Humanos do Beach Park, Selma Freitas.

 

O estudo de Empregabilidade no Turismo da CNC mostra que, em doze meses, usando como referência o período de outubro de 2017 a outubro de 2018, o Brasil teve um saldo positivo de mais de 2,1 mil vagas celetistas no setor. A maior parte das contratações estão ocorrendo nos segmentos de restaurantes e similares, locadoras de veículos, hotéis e agências de viagem.

 

CNC

 

Estudo mostra que, em doze meses, usando como referência o período de outubro de 2017 a outubro de 2018, o Brasil teve um saldo positivo de mais de 2,1 mil vagas celetistas no setor

O que você achou desse conteúdo?