Logo O POVO+
Bolsa fecha em alta e dólar em queda no último pregão
Economia

Bolsa fecha em alta e dólar em queda no último pregão

| MERCADO |
Edição Impressa
Tipo Notícia

Impulsionado principalmente pelo bom humor no Exterior, o dólar fechou em queda e o Ibovespa em alta na última sessão do ano, com ganhos de 2,84%, aos 87.887,26 pontos. Com isso, o índice terminou 2018 com valorização acumulada de 15,03%, na contramão dos principais do mundo e de outras economias emergentes, que encerraram o ano em baixa.

 

O otimismo com os ativos brasileiros em 2018 foi alimentado em maior parte pela vitória de Jair Bolsonaro (PSL) para presidente da República, que deixou o mercado mais animado com a possibilidade de o governo realizar medidas de ajuste fiscal, como a tão aguardada reforma da Previdência.

 

Na primeira metade do ano, a expectativa de recuperação mais rápida da economia neste ano também ajudou, mas a greve dos caminhoneiros em maio acabou esfriando a atividade.

 

O dólar à vista fechou em queda influenciado pela vitória dos vendidos na disputa pela formação da última taxa Ptax de dezembro e do ano, que servirá para a liquidação do contrato futuro de janeiro e os ajustes das posições cambiais e nos balanços corporativos deste fim de ano.

 

Apesar da queda da sessão de ontem, o dólar acumula alta de 0,43% no mês e de 16,89% no ano, bem acima da alta de 1,95% de 2017 e a maior variação desde 2015, quando a moeda americana disparou 49%.

Agência Estado

 

2,8%

foi o ganho do Ibovespa, ontem, na última sessão do ano

O que você achou desse conteúdo?