Logo O POVO+
As lições em inovação da Agenda Edu
Economia

As lições em inovação da Agenda Edu

| Startup cearense | Empresa acaba de receber investimento do Omidyar Network, um dos maiores fundos de investimento em educação, criado pelo fundador do eBay
Edição Impressa
Tipo Notícia
NULL (Foto: )
Foto: NULL
[FOTO1]

Agenda escolar digital que aproxima e facilita comunicação entre escolas, alunos e responsáveis é a proposta de um aplicativo lançado em 2014 por cearenses. A startup Agenda Edu, que conquistou o mercado nacional e hoje atende 1.368 escolas e 1 milhão de usuários, receberá aporte financeiro recorde do fundo filantrópico Omidyar Network, criado pelo fundador do eBay, Pierre Omidyar, e sua esposa, Pamela Kerr.

 

O projeto da startup iniciou no II Startup Weekend Fortaleza, promovida pela Google. O evento consiste em apresentar uma ideia, montar uma equipe e desenvolver o projeto durante o fim de semana. O negócio, operado por quatro sócios, foi criado a partir de um problema de comunicação entre um dos operadores da startup, que tinha uma filha em idade escolar, e a instituição de ensino.

 

"Pegamos uma agenda de papel e transformamos em uma agenda digital pela opção de receber as informações por meio digital", diz o CEO do Agenda Edu, Anderson Morais.

 

Os cearenses já foram acelerados em 2015 pela Fundação Lemann, que atua na área educacional, além de vencerem diversas premiações relevantes, como o Prêmio BNB Inovação (2017), Troféu Empreender O POVO (2017), Prêmio Santander Universidades (2015) e Desafio Inovação na Educação (2014).

 

A britânica Pearson, maior do mundo no setor de educacional, é uma das clientes da Agenda Edu. Na gestão pública, tem experiência com a rede de ensino de Salvador, oferecendo gratuitamente software que beneficia mais de
840 mil alunos.

 

A captação de recursos teve início no fim de 2017, com objetivo de consolidar a liderança no mercado. Rodrigo Borges, um dos fundadores do Buscapé, realizou o primeiro grande investimento na Agenda Edu, de R$ 3 milhões. Valor superado pela Omidyar Network, frisa Anderson, sem informar o valor. De acordo com ele, a meta da Agenda Edu é dobrar a equipe de atendimento e triplicar a base de usuários até janeiro de 2020.

 

Investimentos de mais de US$ 1,3 bilhão já foram realizados em plataformas de saúde, serviços financeiros e educação, um dos grandes fortes da Omidyar Network. No negócio com a Agenda Edu, existe a possibilidade de adquirir player concorrente, além de aumentar o quadro de pessoal, melhorar o serviço e, em 2019, entrar no mercado internacional.

Samuel Pimentel

 

O que você achou desse conteúdo?