Logo O POVO+
A alta estação do turismo no Ceará em 2018
Economia

A alta estação do turismo no Ceará em 2018

| BALANÇO | Segmento turístico colhe frutos de projetos como o hub aéreo Air France-KLM
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
NULL (Foto: )
Foto: NULL

[FOTO1]

Os impactos de investimentos no turismo colocaram o segmento em alta estação no Ceará, em 2018. O número de eventos cresceu 36% antes mesmo de fechar o ano. Foram captados e apoiados 75 eventos, de janeiro até então, ante 55 em 2017. Ainda estão em negociação mais 39. Na hotelaria, a ocupação de 70% do ano passado é prevista para aumentar. E o fluxo estimado de turistas é 45% maior, na mesma base de comparação.

[SAIBAMAIS]

Estes e outros ganhos para 2018 foram comemorados ontem em confraternização promovida, no Hotel Gran Mareiro, pelo Visite Ceará/Fortaleza Convention & Visitor Bureau, entidade responsável por captar e apoiar eventos no Ceará. No encontro, foi divulgado o Relatório das Ações de 2018.

 

A presidente do Visite Ceará, Ivana Bezerra, destacou os resultados, afirmando que a atividade foi fomentada ainda mais com a abertura do hub aéreo da Air France-KLM/Gol inaugurado em maio deste ano. "Tivemos um número considerável de eventos na Cidade, concentração de feiras e congressos, causando um impacto maravilhoso na hotelaria, comércio, bares e restaurantes. Temos certeza que em 2019 será melhor".

 

Ainda em 2018, uma pesquisa encomendada pelo grupo e realizada pela Fecomércio, em parceria com a Universidade de Fortaleza (Unifor), dará dimensionamento econômico das conquistas. Mas dados da Secretaria do Turismo do Estado (Setur) preveem total de 1,18 milhão de turistas nesta alta temporada (dezembro-janeiro). Além de 45% de alta também na visitação de estrangeiros, com quase uma centena vindo ao Ceará neste período. Os dados são comparativos a igual período do ano passado.

 

Sobre a permanência da Setur entre as principais pastas da gestão estadual, a representante do setor turístico considera bastante positivo e ainda espera a confirmação da manutenção de Arialdo Pinho como o titular para 2019.

 

"Estávamos muito ansiosos para o anúncio. Foi um ganho muito grande para o setor já que a secretária faz um trabalho brilhante nessa gestão", acrescentou Ivana.

 

Presente no evento, o secretário do Turismo de Fortaleza (Setfor), Régis Medeiros, revelou que a ocupação média dos hotéis da Capital deve terminar o ano em patamar superior a 70%. Para o Réveillon, a expectativa é que a festa faça com que o setor hoteleiro atinja marca igual ou superior a de 2017.

 

Para ele, atração de turistas é o principal benefício do hub aéreo nesta alta estação, mas ele frisou que a superação do déficit de assentos em aeronaves com destino a Fortaleza era o que fazia com que o preço das passagens ficasse mais alto.

 

Para 2019, a Setfor quer evoluir com ações para aproveitar o stopover (permanência de turistas na Capital, que iriam apenas fazer conexão) proporcionado pelo hub. Conversas com as empresas aéreas já estão sendo realizadas com intuito de gerar um planejamento nesse sentido.

 

PRÊMIO 

 

No evento, empresário Daniel Fiuza, do La Maison, recebeu o Troféu Velas do Mucuripe, honraria entregue no mesmo ano em que sua empresa completa 50 anos de fundação.

O que você achou desse conteúdo?