Logo O POVO+
Produção automotiva cresce 17,8% no período eleitoral
Economia

Produção automotiva cresce 17,8% no período eleitoral

| ANFAVEA | Pesquisa encomendada pela indústria aponta que brasileiros ainda veem carro como principal meio de transporte e fazem planos para comprar veículos
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
NULL (Foto: )
Foto: NULL
[FOTO1]

Na reta final das eleições, marcadas por episódios inesperados, a produção automotiva no Brasil teve crescimento de 17,8% em outubro ante setembro, conforme divulgou ontem a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea). Neste ano, o décimo mês teve o melhor desempenho desde 2014. Em relação a outubro de 2017, por exemplo, houve aumento de 5,2% na produção.

 

"As pessoas estão realmente trocando seus carros. Outubro foi um mês surpreendente porque estávamos preocupados com o impacto que a eleição poderia exercer sobre o mercado automobilístico", disse o presidente da entidade, Antonio Megale.

 

Ele acrescentou que está otimista para 2019 e adiantou que a Anfavea espera um crescimento de pelo menos 10% na produção automotiva. A expectativa é que as montadoras entreguem 3 milhões de unidades no próximo ano. Megale contou que já houve encontro entre a associação, e outros representantes do setor industrial, com a equipe de transição do presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL).

 

Uma das bandeiras da associação é conseguir aprovar a Medida Provisória Rota 2030, se possível, ainda neste ano. O programa prevê incentivos à indústria automotiva para promover a pesquisa. Ele seria um substituto do Inovar Auto, que sofreu várias condenações na Organização Mundial de Comércio (OMC).

 

À frente da equipe econômica de Bolsonaro, o economista Paulo Guedes tem sido crítico de incentivos, subsídios e favorável à abertura de mercado. "Fizemos sugestões e abrimos um diálogo para mostrar a importância da indústria, que apesar de somente representar 4% do PIB (Produto Interno Bruto), arrecada 12% dos tributos. É do interesse de todos o desenvolvimento do Brasil, inclusive da equipe de transição", afirmou Megale.

 

Parte do otimismo da Anfavea em relação ao ano de 2019 se baseia numa pesquisa realizada pela Spry, que aponta que mais de 60% dos entrevistados afirmam que os carros são o futuro da mobilidade. Entre as pessoas ouvidas em 11 capitais, inclusive Fortaleza, cerca de 70% das que já possuem carros não abrem mão de ter o veículo e desejam continuar comprando. Mais de 60% dos que não possuem afirmam ter o desejo de adquirir um veículo.

 

"As pessoas estão demorando mais para tirar a carteira de habilitação. Usa muito o compartilhamento (Uber, Cabify) para suprir essa necessidade de se locomover. Você vê essa tendência do compartilhamento não porque não queiram mais carro, mas porque demoram a ter. É um plano para o futuro", afirma o sócio da Spry, Pedro Facchini. Ele explica que, entre outros motivos, a demora para ter carro se deve pelo preço da habilitação e dos próprios veículos.

 

5,2%

foi o aumento da produção de outubro deste ano ante o mesmo mês em 2017

 

O que você achou desse conteúdo?