[FOTO1]Quem passa pelo Aeroporto de Fortaleza, administrado pela alemã Fraport desde o início deste ano, consegue perceber que as obras de ampliação e modernização do terminal estão em ritmo acelerado, graças à nova tecnologia adotada e à alteração na técnica de construção. Atualmente, 37% dos serviços iniciados há sete meses estão concluídos. A previsão é que os trabalhos sejam finalizados em outubro de 2019.
O sistema construtivo de "concreto moldado in loco" previsto inicialmente foi substituído por uma estrutura metálica. A modificação visa dar mais celeridade ao projeto, segundo Hugo Rosa, presidente da Método Engenharia, empresa que integra o consórcio com construtora Passarelli.
"Nós alteramos para esse modelo que é muito mais rápido e vai permitir e garantir a entrega no prazo", afirma. Outra estratégia para agilizar a obra foi a Modelagem de Informações da Construção (BIM - Building Information Modeling). "O BIM permite fazer todo o projeto em três dimensões", observa.
O professor de Engenharia Civil da Universidade Federal do Ceará (UFC), Eduardo Cabral, explica a diferença entre as técnicas de construção. "O concreto moldado in loco é uma forma na qual monta a armadura e lança o concreto. Já a estrutura metálica é pré-fabricada em uma usina, com dimensões pré-determinadas e depois transformada para a obra e montada", detalha.
Segundo ele, a técnica de construção adotada, embora seja mais cara, também é mais vantajosa. "Mas é preciso cuidar da proteção anticorrosiva. O aeroporto fica na parte alta da Cidade, e há muito aerossol marinho", aponta.
A pressa com que a Fraport conduz o serviço gera expectativa de um novo prazo. O presidente do Sindicato das Construtoras do Estado do Ceará (Sinduscon-CE), André Montenegro, ficou "impressionado" com a celeridade do processo. "Visitamos as obras e observamos que elas estão bem avançadas em relação ao cronograma. Eles, inclusive, estão com o intuito de entregar a parte de construção civil interna do aeroporto em março, com seis meses de antecedência", diz.
Questionada sobre a antecipação, a Fraport informou que "não faz detalhamento do cronograma". Em agosto deste ano, a empresa pediu à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para prorrogar a entrega da obra para abril de 2020. Isso porque houve atraso no início do trabalho devido a impasse judicial entre o antigo consórcio responsável pelos serviços, CPM Novo Fortaleza, e a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero).
A solicitação ainda não teve resposta. A Anac diz que "o pedido está em análise e não há prazo para conclusão".
SERVIÇOS
Segundo a Fraport, mais de 60 engenheiros e 900 operários atuam na obra. Até o fim deste ano, será iniciada a construção de novo estacionamento para passageiros e táxis