Logo O POVO+
Nova técnica de construção acelera obras no aeroporto de Fortaleza
Economia

Nova técnica de construção acelera obras no aeroporto de Fortaleza

A modificação visa dar mais celeridade ao projeto, cuja entrega, prevista para outubro de 2019, pode ser antecipada em até seis meses, segundo especialistas em construção civil
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
NULL (Foto: )
Foto: NULL

[FOTO1]Quem passa pelo Aeroporto de Fortaleza, administrado pela alemã Fraport desde o início deste ano, consegue perceber que as obras de ampliação e modernização do terminal estão em ritmo acelerado, graças à nova tecnologia adotada e à alteração na técnica de construção. Atualmente, 37% dos serviços iniciados há sete meses estão concluídos. A previsão é que os trabalhos sejam finalizados em outubro de 2019.

O sistema construtivo de "concreto moldado in loco" previsto inicialmente foi substituído por uma estrutura metálica. A modificação visa dar mais celeridade ao projeto, segundo Hugo Rosa, presidente da Método Engenharia, empresa que integra o consórcio com construtora Passarelli.

"Nós alteramos para esse modelo que é muito mais rápido e vai permitir e garantir a entrega no prazo", afirma. Outra estratégia para agilizar a obra foi a Modelagem de Informações da Construção (BIM - Building Information Modeling). "O BIM permite fazer todo o projeto em três dimensões", observa.

O professor de Engenharia Civil da Universidade Federal do Ceará (UFC), Eduardo Cabral, explica a diferença entre as técnicas de construção. "O concreto moldado in loco é uma forma na qual monta a armadura e lança o concreto. Já a estrutura metálica é pré-fabricada em uma usina, com dimensões pré-determinadas e depois transformada para a obra e montada", detalha.

Segundo ele, a técnica de construção adotada, embora seja mais cara, também é mais vantajosa. "Mas é preciso cuidar da proteção anticorrosiva. O aeroporto fica na parte alta da Cidade, e há muito aerossol marinho", aponta.

A pressa com que a Fraport conduz o serviço gera expectativa de um novo prazo. O presidente do Sindicato das Construtoras do Estado do Ceará (Sinduscon-CE), André Montenegro, ficou "impressionado" com a celeridade do processo. "Visitamos as obras e observamos que elas estão bem avançadas em relação ao cronograma. Eles, inclusive, estão com o intuito de entregar a parte de construção civil interna do aeroporto em março, com seis meses de antecedência", diz.

Questionada sobre a antecipação, a Fraport informou que "não faz detalhamento do cronograma". Em agosto deste ano, a empresa pediu à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para prorrogar a entrega da obra para abril de 2020. Isso porque houve atraso no início do trabalho devido a impasse judicial entre o antigo consórcio responsável pelos serviços, CPM Novo Fortaleza, e a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero).

A solicitação ainda não teve resposta. A Anac diz que "o pedido está em análise e não há prazo para conclusão".

SERVIÇOS 

Segundo a Fraport, mais de 60 engenheiros e 900 operários atuam na obra. Até o fim deste ano, será iniciada a construção de novo estacionamento para passageiros e táxis

O que você achou desse conteúdo?