Logo O POVO+
Fortaleza terá rede pública de qualificação profissional
Economia

Fortaleza terá rede pública de qualificação profissional

| PARA JANEIRO | A plataforma vai concentrar os cursos de qualificação do Município, oferecer aulas a distância, informações sobre mercado de trabalho e estudos sobre demanda de emprego e qualificação
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
NULL (Foto: )
Foto: NULL
[FOTO1]

Prefeitura de Fortaleza vai criar uma Rede Municipal de Qualificação Profissional (Remuq) para potencializar as ações de qualificação profissional articuladas entre o poder executivo municipal, a iniciativa privada e as organizações da sociedade civil.

 

A plataforma da rede que será lançada em janeiro, na prática, vai reunir os cursos oferecidos pelos diferentes programas municipais, ampliar as modalidades de formação online, integrar as vagas ofertadas pelo Sine Municipal e, por meio da inteligência de dados, criar estratégias para ajustar a demanda de oferta do mercado de trabalho, como da qualificação profissional.

 

O presidente da Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação de Fortaleza (Citinova), Cláudio Ricardo, disse que a ideia é criar uma espécie de "Netflix" da qualificação profissional, que vai incluir desde formações oferecidas pelo Município, como as da Rede Cuca, Casa da Cultura Digital, e de instituições parceiras que tenham conquistado o selo de qualificação da rede.

 

"Queremos criar uma plataforma para concentrar todas as informações, imprimir padrão de qualidade para toda rede de qualificação feita em Fortaleza, organizar tudo isso para que o usuário possa ter acesso mais fácil e ao mesmo tempo cruzar os dados".

 

Ele explica que pela plataforma o cidadão também vai poder saber mais sobre as vagas de emprego disponibilizadas pelo Sine Municipal. Ontem, nos três postos de atendimento, instalados nos bairros Farias Brito, Bezerra de Menezes e Parquelândia, tinham 1.024 vagas de emprego disponibilizadas, a maioria para vendedor, operador de teleatendimento, costureira industrial e técnicos de enfermagem.

 

A criação da Remuq foi oficializada no Diário Oficial do Município no último dia 12. Será formada por um comitê gestor de caráter deliberativo, com participação de uma secretaria executiva da Coordenadoria de Gestão Integrada do Trabalho e Qualificação Profissional vinculada à Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico (SDE); uma comissão pedagógica e de articulação, vinculada ao comitê gestor; comissão de Tecnologia e Inovação, exercida pela Diretoria de Ciência da Cidade vinculada à Citinova.

 

Este grupo, dentre outras atribuições, ficará responsável por elaborar a Política de Qualificação Profissional de Fortaleza, tendo como instrumento norteador o Plano Municipal de Qualificação Profissional (PMQP), que será decenal e alinhado às Políticas de Trabalho, Emprego e Renda, ao Plano Nacional de Educação e ao Plano Fortaleza 2040.

 

O secretário do Desenvolvimento Econômico, Moziah Torgan, reforça que a rede será fundamental para trazer um melhor direcionamento dos cursos oferecidos pelo Município com as necessidades do mercado de trabalho.

 

Mas também, em um segundo momento, articular as ações de formação para as novas áreas de desenvolvimento econômico que estão sendo fomentadas, como a de tecnologia em função das empresas que estão sendo atraídas para o Parque Tecnológico de Fortaleza, que tem como âncora a Angola Cables; os polos de economia criativa e os de saúde no distrito Viva @Porangabussu.

 

O que esta rede vai fazer

 

> Articulação entre Executivo municipal e instituições não governamentais que fomentam qualificação profissional;

 

> Expandir e potencializar a capacidade de qualificação profissional dos trabalhadores de Fortaleza;

 

> Realizar estudos e pesquisas sobre demandas de trabalho e qualificação profissional;

 

> Promover o gerenciamento das ações de desenvolvimento de pessoas;

 

> Dar visibilidade às ações de qualificação profissional em Fortaleza;

 

> Otimizar, racionalizar e efetivar os investimentos nas ações para o desenvolvimento de pessoas;

 

> Criar sistema de informações sobre qualificação e oferta de vagas;

 

> Fomentar o intercâmbio de informações voltadas à qualificação;

 

> Manter a avaliação e a redefinição de estratégias operacionais como atividade permanente.

 

 

O que você achou desse conteúdo?