Logo O POVO+
As oportunidades para utilizar a nota do Enem
Economia

As oportunidades para utilizar a nota do Enem

Programas. Ensino Superior
Edição Impressa
Tipo Notícia

Após a realização da prova do Enem, é hora de utilizar a nota conquistada para acessar universidades públicas e privadas. No próximo dia 14, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) deve publicar os gabaritos e os cadernos de questões. Contudo, os candidatos terão de esperar até o dia 18 de janeiro de 2019 para ter acesso aos resultados individuais.

 

Com a nota, os concorrentes podem fazer a inscrição no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) no primeiro semestre de 2019. O Sisu é o sistema informatizado do Ministério da Educação (MEC) para selecionar os alunos de instituições públicas de ensino superior. Para tentar uma vaga pelo sistema, o estudante não pode zerar a redação.

 

O Programa Universidade para Todos (Prouni), que concede bolsas em instituições privadas para estudantes de baixa renda também utiliza a nota. É exigida a nota mínima de 450 pontos na média das provas do Enem e nota superior a zero na redação. O período para processo seletivo do Prouni referente ao primeiro semestre de 2019 foi iniciado no dia 29 de outubro e segue até o dia 19 de novembro.

 

Além deles, o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) utiliza a nota do exame para quem precisa de auxílio financeiro para estudar em universidades particulares. O financiamento é concedido aos estudantes que obtiveram pelo menos 450 pontos na média do Enem e não zeraram a redação.

 

Por meio de convênio interinstitucional assinado pelo Inep, a nota do Exame Nacional também é utilizada na seleção para ingresso em 35 instituições de ensino superior de Portugal. (Ana Rute Ramires)

 

O que você achou desse conteúdo?