Logo O POVO+
Air France/KLM terá sete frequências em 2019
Economia

Air France/KLM terá sete frequências em 2019

Além das cinco operações existentes para Paris e Amsterdã, haverá mais duas anunciadas para este mês e abril de 2019
Edição Impressa
Tipo Notícia
NULL (Foto: )
Foto: NULL

[FOTO1]A Air France-KLM já prepara para operar voos todos os dias da semana entre o Ceará e a Europa. Em visita do governador do Estado, Camilo Santana (PT), ontem, em Paris, na França, com a presidente mundial do Conselho Administrativo da Air France-KLM, Anne-Marie Courdec, o grupo sinalizou novas frequências de voos diretos entre Fortaleza, Paris e Amsterdã. Além das cinco operações já existentes, haverá outras duas já anunciadas para este mês e abril de 2019.

Em abril deste ano, um mês antes da inauguração do hub aéreo do grupo franco-holandês, O POVO publicou entrevista com Jean-Marc Pouchol, diretor-geral do Grupo Air France-KLM para a América do Sul. À época, o executivo prospectou que a empresa já estudava ofertar voos diários ligando o Nordeste, via Fortaleza, à Europa a partir de 2019.

No encontro com o governador, em Paris, foram apresentados os números do hub. Confirmando a previsão de Pouchol, somente a classe econômica Air France-KLM está com 95% de ocupação.

"Isso significa que é um sucesso o projeto. É tanto que já vão lançar novo voo agora, mais um da Air France em novembro. Passaremos a ter, a partir desse mês, seis voos semanais e já marcado mais um voo da KLM para Amsterdã a partir de abril. Será um voo diário, sete por semana, da Air France e da KLM. Isso significa mais emprego emprego qualificado. Isso significa movimentar a economia, são mais taxistas, mais pessoas trabalhando no aeroporto, mais frequência nos hotéis, nos restaurantes", afirmou o governador.

César Ribeiro, titular da Secretaria do Desenvolvimento do Estado (SDE), detalhou que serão quatro voos para Amsterdã e três para Paris. "São novas rotas saindo do Ceará com a aliança Air France-KLM e principalmente com oportunidades nas cargas. Algumas estratégias que estão sendo definidas para fazer a operação ficar cada vez mais importante para o Estado", disse o secretário, acrescentando que outras informações eram confidenciais.

As novas oportunidades podem alavancar as exportações do Estado, conforme prospecta o governador. Estudo Ceará em Comex, realizado pelo Centro Internacional de Negócios da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec) aponta que os dados já são positivos. Em outubro, as vendas para o Exterior chegaram a US$ 278,4 milhões. Aumento de 108,3% em relação ao total de setembro.

Em Paris, o encontro contou ainda com os vice-presidentes da Air France-KLM, Patrick Alexandre, Henri Hourcade e Patrick Roux, o presidente da Fiec, Beto Studart, e o chefe de gabinete Élcio Batista. Em seu terceiro compromisso do dia, o governador se reuniu com o embaixador do Brasil no país, Paulo César de Oliveira Campos. "Conversamos, entre outros assuntos, sobre a instalação de uma unidade do Instituto Pasteur no Polo de Saúde do Eusébio", disse Camilo.

 
O que você achou desse conteúdo?