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Conhecido por guardar os itens pessoais que esborrotam nos minúsculos apartamentos, o self storage serviço de auto armazenamento também é uma alternativa para reduzir os custos do comércio varejista e e-commerce. O modelo permite a locação de um espaço privativo para armazenar produtos. Pequenos e grandes empreendedores podem se beneficiar com a logística. Na ponta do lápis, são cortadas despesas com aluguel do imóvel, Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU), taxas de energia elétrica e água. O POVO listou cinco estabelecimentos da modalidade em Fortaleza.
Quem armazena pouca mercadoria tem entre as opções a Locbox, no bairro Meireles, que dispõe de contêineres a partir de 1 metro quadrado (m²), com aluguel mensal a partir de R$ 130. No Guarda Koisa, no Papicu, o box tem dimensão mínima de 1,5 m². A locação mais barata é de R$ 250. Já no Armazém Inteligente, no Centro, a área menor é de 2,25 m² por R$ 180. No Vila União, é possível encontrar boxes pelo mesmo valor com o dobro do tamanho. No Meu Box Guarda Tudo, há espaço a partir de 3 m² por R$ 250.
No mesmo bairro, o Sr. Box tem ambientes com metragem de 7 m², com valor inicial também de R$ 250 por mês.
Além de um bom aproveitamento do espaço e redução dos custos, o self storage tem como vantagem a segurança e preservação dos itens. Há monitoramento 24 horas via câmeras, cadeados, senhas eletrônicas e dedetização frequente para evitar deterioração por insetos. Para a empreendedora Kilzia Pinho, 46, o serviço ajudou a aumentar o lucro e melhorar a rotina operacional. "Além do aluguel de um imóvel ser bem mais caro, havia os outros custos para mantê-lo. Agora, não tenho mais esses gastos, e as mercadorias são enviadas diretamente para lá. Economizo tempo também", diz.
Segundo Mário Monteiro, economista e sócio da Reinfra Consultoria, o self storage pode ser um aliado para diversos segmentos". "Auxilia a racionalizar os custos e garantir uma segurança ", observa. Ele pontua, no entanto, que é preciso estudar o perfil da empresa antes de adotar a modalidade. "Alguns materiais precisam ser armazenados de forma segura, como os inflamáveis.
Tem que verificar se o local está adequado. Também é preciso pensar na necessidade de giro destes volumes", explica.
A procura pelo serviço surge de uma reação do ramo imobiliário, que tem encolhido os imóveis. Mas também serve como anexo para empreendedores que buscam cortar os gastos. Foi de olho nisso, que Danielle Frota Mendes, diretora-financeira do Meu Box Guarda Tudo, investiu no setor. "Com os apartamentos cada vez menores, as pessoas estão precisando de uma extensão da casa. Assim como o profissional liberal precisa de um espaço
para guardar arquivos e mercadorias", observa.
Em dois anos de operação em Fortaleza, a empresa expandiu o terreno de 1 mil para 2.557 m². 90% está ocupado. Com uma carteira de clientes formada 40% por pessoa jurídica, eles investiram em um ambiente de negócios, com a criação de um miniauditório para os locatários, Wi-Fi gratuito e coworking. "Conseguimos conciliar a demanda que existe por espaço, economia e otimização de logística", diz Sérgio Mendes, diretor de operações da companhia.
Já o empresário Carlo Coutinho, diretor de operações da Sr. Box, aposta no atendimento 24 horas e na segurança armada para atrair os clientes. Ele conta que 95% dos clientes são formados por empresas. "O serviço é mais comum nos Estados Unidos, mas existe uma tendência muito forte no Brasil", destaca.
Conforme levantamento do Meu Box Guarda Tudo, 68,1% dos consumidores deste serviço são do sexo masculino; 47% alugam um box por motivo de mudança de residência ou trabalho; 20,6% por falta de espaço; 13,5% para estoque; 10% para reforma ou construção em casa; 6,2% para guardar documentos; e 1,8% devido viagens.
O restante se divide para fim comercial, cujo setor varejista lidera, seguido de tecnologia da informação e segurança. "É uma perspectiva de negócio que tem um crescimento combinado com a mudança de perfil dos imóveis. A única restrição é cultural. Os brasileiros gostam de manter as coisas por perto", considera Mário Monteiro.
Dicas
Dicas
Pessoa Física
1. Vale a pena em caso de viagem e mudança. É importante garantir a segurança e preservação de algumas coisas até que elas possam estar acomodadas
2. Pense antes de alugar para guardar itens que não cabem mais em casa. Verifique se aqueles produtos são realmente importantes e faça uma faxina para se livrar do que é desnecessário.
3 Também analise antes de comprar algo. Entre outras questões, o consumo desenfreado exige mais espaço para armazenar novas compras
Pessoa jurídica
1. Vale a pena quando não há espaço livre e seguro para armazenar mercadorias e documentos, porque reduz os custos e pode otimizar a logística
2. Considere a dinâmica de retirada dessa mercadoria
3. Verifique se o local tem condições de receber o seu produto
Serviço
Meu Box Guarda Tudo
Onde: Rua Armando Monteiro, 337, Vila União
Horário: de segunda a sexta, das 8 às 18h / Sábado
de 8 às 12 horas*
(85) 3016.7222 / (85) 9.9796.7221
*Cliente pode fazer pré-agendamento para entrar
fora do expediente
Guarda K
Serviço
Meu Box Guarda Tudo
Onde: Rua Armando Monteiro, 337, Vila União
Horário: de segunda a sexta, das 8 às 18h / Sábado
de 8 às 12 horas*
(85) 3016.7222 / (85) 9.9796.7221
*Cliente pode fazer pré-agendamento para entrar
fora do expediente
Guarda Koisa
Onde: rua Pereira de Miranda, 844, Papicu
Horário: de 8 às 18h / Sábado de 8 às 12h / Atendimento 24 horas para clientes
(85) 3265-7070
Armazém Inteligente
Onde: rua Nogueira Acioli, 1505, Centro
Horário: Segunda a sexta 8 às 18h / Sábado até 12h
(85) 3038-6620
Sr. Box
Onde: R. João Araripe, 300, Vila União
24 horas
(85) 3182-2511 / 98146-6840
Locbox
Onde: Rua Tibúrcio Cavalcante, 480, Meireles
Horário: segunda a sexta, das 8h às 17:30h/ sábado até 12h*
(85) 3224-4106 / 99680 4400
*Cliente pode fazer pré-agendamento para entrar
fora do expediente