Logo O POVO+
Governo intensifica negociação com Norwegian
Economia

Governo intensifica negociação com Norwegian

| Novos voos | Nos próximos dias 5 e 6, equipe do Governo vai a Londres em mais uma investida para atrair a companhia norueguesa para o Estado. Outras parcerias estão sendo negociadas com a Noruega
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
NULL (Foto: )
Foto: NULL
[FOTO1]

As negociações do Governo do Ceará com a Norwegian Air Lines se intensificam. Nos próximos dias 5 e 6, o secretário do Turismo, Arialdo Pinho, volta a se reunir com a direção da empresa - a sexta maior low cost (empresa de baixo custo) no mundo - em agenda em Londres.

 

Ontem, o governador do Ceará, Camilo Santana, ao vistoriar as obras do Aeroporto Internacional Pinto Martins, destacou que o Estado está investindo maciçamente na atração de voos, promoção do Estado no Exterior e na conexão com os demais aeroportos regionais.

 

A ideia é que as conexões do Aeroporto de Fortaleza com voos que partem dos aeródromos de Aracati, Jericoacoara, Iguatu, Crateús e São Benedito saiam até o fim deste ano. "Gostaria de já ter implementado isso, mas estamos trabalhando com a Gol, e com aeronaves de companhias menores, mas com bandeira da Gol, para que possam conectar passageiros de Fortaleza para Jericoacoara ou Iguatu. Ou um passageiro de Crato que queira ir para Paris possa comprar um voo direto e fazer conexão em Fortaleza".

 

E apesar de não ter se referido especificamente à Norwegian, disse que mais companhias internacionais estão negociando voos com o Estado. Também ressaltou o número de voos internacionais, que aumentou de oito para 48 e a tendência é chegar a 60 no ano que vem. "O aeroporto de Fortaleza se consolida como um grande hub aéreo e isso significa que temos que garantir condições para acolher esses passageiros".

 

As conversas com a companhia norueguesa estão em curso desde junho. E no fim de agosto os diferenciais competitivos do Estado foram apresentados para a Diretoria em reunião em Estocolmo (Suécia). Agora a agenda será em Londres, onde fica a sede da subsidiária norueguesa que foi autorizada a operar no Brasil.

 

Se o negócio vingar, este será o segundo trecho da aérea no Brasil. O primeiro já confirmado é no Rio de Janeiro. Arialdo Pìnho ressalta, no entanto, que ainda há um longo caminho pela frente. "Nós vamos ter esta reunião durante a Feira de Londres. Existe o interesse, mas sabemos que ainda tem muita conversa pela frente, eles precisam avaliar o mercado".

 

Esta não é a única parceria que o Governo mira na Noruega. Nos dias 18 e 19 deste mês, o secretário de Assuntos Internacionais do Ceará, Hélio Parente, esteve reunido com órgãos do governo norueguês em Oslo (Noruega) e Estocolmo (Suécia).

 

A agenda de Parente, apesar de não ter relação com a companhia aérea, também pode resultar em parcerias positivas para o Estado. Procurado, ele não detalhou as negociações em andamento, mas além dos embaixadores brasileiros nos dois países, participaram dos encontros representantes da Norfund - empresa de capital privado ligada ao Ministério de Relações Exteriores da Noruega-, que tem por missão ajudar países em desenvolvimento a combater a pobreza, apoiando o crescimento econômico, o emprego e a transferência de tecnologia.

 

Os investimentos são feitos em termos comerciais diretamente em empresas ou por meio de fundos de investimento locais. Energia limpa, serviços financeiros e agronegócio estão entre os principais setores em que a Norfund investe.

 

Aeroporto de Fortaleza avaliado acima da média

A pesquisa de Satisfação do Passageiro do 3º trimestre, realizada pelo Ministério dos Transportes, que será divulgada hoje, atribui nota 4,21 para o Aeroporto Internacional Pinto Martins. Acima da média geral. Ao todo, o terminal registrou 22 resultados positivos em 38 avaliados. 

 

 

O que você achou desse conteúdo?