Com dois meses de antecedência, shoppings de Fortaleza já contam com vitrines de lojas decoradas, vendas de produtos e promoções para o Natal. Árvores, guirlandas, pelúcias e demais enfeites natalinos já compõem o cenário de estabelecimentos comerciais. Mas as negociações para encher as prateleiras de produtos para o período começam bem antes.
Dependendo da categoria, são oito meses para negociar importações antes do Natal. Conforme o gerente geral do Comercial Nordeste do Extra e Pão de Açúcar, Fabiano Reis, isso acontece com o bacalhau. "Somos os maiores importadores, do Brasil, de bacalhau, e efetuamos a negociação deste produto entre abril/maio".
Em relação à montagem, a ênfase é para produtos aderentes à sazonalidade, como cestas natalinas, panetones, aves e carnes, vinhos e espumantes, bacalhau, queijo reino, entre outros. "Estamos com boas expectativas de crescimento, já que o movimento neste período é aproximadamente 30% maior do que a média do ano", afirma o gerente.
Tentar unir as tendências mundiais com os interesses locais é o principal desafio para as lojas que apostam no Natal como uma boa oportunidade de vendas. Segundo a supervisora da loja de decoração Camicado, o foco é garantir um estoque para acompanhar o ritmo de consumo de todos os clientes. "Às vezes, quando chegava em dezembro, tinha cliente da gente que chegava e não conseguia comprar".
O professor de economia Alfredo Pessoa explica que um dos motivos para antecipar o período de compra é a possibilidade de parcelar. Segundo o Banco Central, ainda que exista uma grande quantidade de endividados no País, 15% da população ainda escolhe pagar suas contas por meio de cartão de crédito.
Para a estudante de medicina, Natália Bilia, a antecipação da decoração nas lojas é algo positivo, pois também cria um maior espírito natalino, de prosperidade e "amor ao próximo".
Crédito
A antecipação das vendas pode ser uma estratégia visando a forma de pagamento por cartão de crédito, utilizada em 15% das transações do País.
Decoração nos shoppings
Ainda que algumas lojas já tenham começado a decorar suas vitrines com uma temática natalina, as ações por parte dos shoppings devem acontecer quase no início de novembro. A chegada do papai noel, em vários shoppings, e a inauguração de um circo no North shopping são algumas das principais atrações deste ano.
Confira a programação para cada shopping da Cidade:
O shopping Aldeota inaugura a decoração junto a chegada do papai noel, no dia 11 de novembro.
O Shopping Del Paseo aposta em uma decoração mais tradicional, sem uma temática específica, com estreia para o dia 29 de outubro.
No shopping Iguatemi, a decoração é apresentada junto à chegada do Papai Noel, no dia 4 de novembro, e traz como temática o "Natal medieval do Papai Noel".
No shopping Benfica, a decoração deve estar toda montada ainda no dia 30 de outubro, com o tema "Bosque encantado do Papai Noel".
O Riomar Fortaleza deve estar com a decoração montada no começo de novembro.
O North Shopping apresenta uma temática circense para o período. Uma das atrações é o Marcos Frota Circo Show, com abertura no dia 9 de novembro, no estacionamento E8. A chegada do Papai Noel e a inauguração da decoração acontece às 17h do dia seguinte, 10 de novembro.
No North Shopping Jóquei, a chegada do Papai Noel, que também marca a estreia da decoração, acontece no Acesso A do estacionamento, a partir das 16h do dia 18 de novembro. O shopping também contará com o parque temático "Mundo dos Doces" na praça de alimentação. A atração será acessada por meio da compra de ingressos. Valores ainda não foram divulgados.
No Via Sul Shopping, a decoração chega na primeira semana de novembro e o Papai noel no dia 17 do mesmo mês, com apresentação de teatro e personagens lúdicos. Também será feita uma arrecadação de brinquedos que serão destinados à comunidade no entorno do shopping.
Shopping Parangaba será inaugurada no dia 11 de novembro, a partir das 16h30. A festa terá seu grande momento com a chegada do Papai Noel, além da apresentação de um coral.