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Iniciativas de comunicação para o respeito às diferenças

| Publicidade | Tendência no mercado, marketing de propósito busca se conectar a causas que inspirem o consumidor e busca igualdade e respeito nas diferenças

19/04/2019 07:48:54
Paula Lindenderg da Ambev traz exemplos de mudança nos comerciais da Skol para o público feminino
Paula Lindenderg da Ambev traz exemplos de mudança nos comerciais da Skol para o público feminino (Foto: divulgação)

A tendência do marketing, hoje, é ampliar o debate liberal de costumes, incluindo diversidade sexual, de gênero e raça e inclusão. Especialistas abordaram iniciativas de comunicação durante o ABA Summit, evento organizado pela Associação Brasileira de Anunciantes (ABA), em São Paulo, ontem pela manhã.

"É um tema tão bonito e relevante. A agenda de diversidade e inclusão começou na ABA e empresas há um tempo porque hoje você precisa se relacionar com os consumidores como eles são. Precisa se comunicar com as pessoas por meio de propósitos. Essa agenda deve continuar bastante forte", diz João Campos, presidente da Pepsico Brasil e do conselho da ABA.

A CEO da Procter & Gamble, Juliana Azevedo, celebrou a influência da marca na mensagem de igualdade de gênero. Ela conta que a campanha "lute como uma garota" mudou a percepção da expressão idiomática e influenciou a sociedade e a moda.

Antes da peça publicitária que mostra meninas exemplificando como lutar ou correr como uma garota, a expressão tinha cunho majoritariamente negativo. Após, relata Juliana, uma pesquisa mostrou que a expressão era vista positivamente por mais de 70% dos entrevistados.

Vice-presidente de marketing da Ambev, Paula Lindenberg trouxe exemplos da remodelação da cerveja Skol. Ela destacou ainda que a marca foi a primeira grande cervejaria a patrocinar a parada LGBT em São Paulo, uma das maiores do mundo. "Com toda a polarização que está acontecendo, é preciso estar aberto para dialogar. O marketing continuará importante se a gente abraçar o propósito da empresa", disse. O evento focou no marketing de propósito, que traz no seu centro uma mensagem que inspire as pessoas a adotar uma marca e uma causa.

Isabel Filgueiras CORRESPONDENTE O POVO EM SÃO PAULO