Logo O POVO+
Os desafios para tirar a lei do papel
Economia

Os desafios para tirar a lei do papel

Criar novas metodologias e qualificar os professores são desafios para uma cultura de educação financeira mais assertiva
Edição Impressa
Tipo Notícia

Criar novas metodologias e qualificar os professores são desafios para uma cultura de educação financeira mais assertiva, na avaliação da especialista Ana Rosa Vilches. "Nossa preocupação é que as escolas entendam o tema apenas como um conteúdo a mais na matemática. Não é. Se for assim, o indivíduo não vai chegar à idade adulta autônomo em relação à saúde financeira", diz.

Os resultados do teste de cultura financeira do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa), divulgado em 2017, mostra que o Brasil ainda tem um longo caminho. Dentre 15 países, teve o pior desempenho. Mais de 53% dos alunos ficaram abaixo do nível mínimo.

A superintendente da Associação de Educação Financeira do Brasil (AEF), Cláudia Forte, explica que ações estão em curso para reverter este quadro. Desde 2010, a Estratégia Nacional de Educação Financeira (Enef) levou material pedagógico e capacitação para mais de 3,8 mil professores da rede pública.

Ela afirma, porém, que os municípios têm a contrapartida de garantir o deslocamento e disponibilidade dos professores para o treinamento.

Para 2019, novos formatos estão sendo discutidos. No Ceará, Sobral é o único município que está negociando parceria. "É preciso preparar os alunos também em outras competências que os deixem aptos para o mercado globalizado", observa o secretário municipal de educação de Sobral, Hebert Lima.

O que você achou desse conteúdo?