Logo O POVO+
Os rumos do emprego em debate
Economia

Os rumos do emprego em debate

Edição Impressa
Tipo Notícia

Mesmo com a reforma trabalhista, o número de desempregados no País não cede como o esperado. São mais de 13 milhões, segundo dados do segundo trimestre deste ano do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os desafios para o crescimento econômico e as oportunidades de emprego foi tema do primeiro programa O POVO Quer Saber 2018, promovido ontem pela Rádio O POVO-CBN (FM 95,5) e transmitido ao vivo pelo Facebook/OPOVOCBN.

 

Com apresentação do jornalista Plínio Bortolotti, o debate contou com a participação do secretário do Planejamento e Gestão do Estado, Maia Júnior, do analista de Mercado de Trabalho do Sine/IDT, Erle Mesquita, e da repórter Irna Cavalcante.

 

Para Erle, dentre as razões para a flexibilização das regras trabalhistas não ter surtido o efeito desejado, está o próprio ritmo da economia, que ainda patina em meio à crise. "O mais grave é que o número de desalentados, de pessoas que não trabalham e nem procuram empregos, está crescendo, sobretudo, entre a população mais pobre".

 

Maia Júnior pondera que o Ceará, apesar de conseguir responder um pouco melhor à crise, tem grandes desafios pela frente. Não somente o de aumentar o número de postos de trabalho, como diversificar e qualificar a base de empregos.

 

O que você achou desse conteúdo?