Logo O POVO+
Empresa indiana quer entrar no Nordeste a partir de Fortaleza
Economia

Empresa indiana quer entrar no Nordeste a partir de Fortaleza

| Tecnologia da Informação | A Zoho Corporation busca oferecer canais de venda na Capital cearense e abrir escritório em São Paulo em 2019
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
NULL (Foto: )
Foto: NULL
[FOTO1]

Empresa que desde 1996 atua na área da Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), com desenvolvimento de softwares em soluções integradas para gestão de empresas, a indiana Zoho Corporation pretende abrir escritório no Brasil no próximo ano, em São Paulo. Também busca aumentar seus canais de venda no País, incluindo Fortaleza, onde vai começar o processo de expansão de negócios pelo Nordeste.

 

O diretor da companhia para a América Latina, Nirmal Kumar Manoharan, tem viajado pelo País em trabalho de relacionamento e prospecção de parceiros. No Brasil, a empresa busca fortalecer a atuação por meio da Manage Engine, braço da Zoho que oferece soluções em gestão de TIC. Para ele, os novos investimentos em curso e previstos para o Ceará, casos do hub Air France-KLM/Gol e o possível hub portuário no Pecém, com a holandesa Port of Rotterdam, contam a favor. Para ele, a proximidade com a Europa é diferencial.

 

No País, são três pontos de venda dos produtos, dois em São Paulo (Pinpoint e Centric) e um em Goiânia (ACSoftware). "O Brasil é um grande país, com grandes oportunidades de negócios, especialmente no Nordeste. E Fortaleza é um importante mercado (para ampliação dos canais de venda) para nós", diz Nirmal.

 

Quanto ao escritório que a empresa quer inaugurar em São Paulo, em 2019, Nirmal diz que a unidade contará com um time de cinco a dez funcionários. Atualmente, a companhia tem apenas uma pessoa responsável pelo Marketing. Além do Brasil, a Zoho Corporation busca abrir escritórios no México e na Colômbia. "Temos escritórios na Índia, Estados Unidos, Japão, China, Cingapura, Holanda". A empresa tem seis mil empregados.

 

Questionado se o atual cenário econômico nacional pode atrapalhar a expansão dos negócios da companhia no Brasil, o executivo afirma que não. Para ele, os momentos de dificuldades criam oportunidades para novos modelos de negócios, sobretudo pelo foco na redução de custos da empresa e busca pelo aumento da produtividade e qualidade. O portfólio da Zoho tem mais de 90 produtos e, segundo ele, brigam também no preço. "É uma oportunidade para nos aproximarmos dos clientes e mostrar que oferecemos produtos por valores melhores que os dos concorrentes".

 

Para Nirmal, o fato de a Zoho Corporation ainda não ter escritório no Brasil não é empecilho para os clientes pessoas físicas e jurídicas. Isso porque, segundo ele, o processo de instalação dos sistemas de software é seguro e simples. "E caso necessário, o cliente também pode pedir auxílio das equipes dos canais de venda". Apesar de o setor governamental ser a principal área de atuação da Zoho Corporation nos países onde atua, no Brasil, a companhia mira principalmente o mercado financeiro.

 

O que você achou desse conteúdo?