Logo O POVO+
Economia do CE avança 1,5% em junho
Economia

Economia do CE avança 1,5% em junho

| Prévia do PIB | O resultado para o mês ficou abaixo da média nacional de 3,29%. A leitura é que as consequências da greve dos caminhoneiros impactaram nos dados
Edição Impressa
Tipo Notícia Por

A economia cearense avançou 1,5% em junho, na comparação com maio, de acordo com o Índice de Atividade Econômica Regional do Ceará (IBCR-CE), do Banco Central, considerado a prévia do Produto Interno Bruto (PIB). O crescimento, porém, ficou abaixo da média nacional, (IBC-Br) que foi de 3,29% no mesmo período.

 

No segundo trimestre (abril a junho) deste ano, a prévia do PIB cearense teve queda de 0,50% em relação ao primeiro (janeiro a março). No País, a retração foi superior, de 0,99%. De janeiro a junho, no entanto, o Estado acumula alta de 0,58%, enquanto a média nacional é de 0,89%. Já nos últimos 12 meses (de junho de 2017 até junho de 2018), a economia do Ceará registra alta de 1,18%. No Brasil, o avanço nesse período é de 1,30%.

 

O percentuais dizem respeito à série sem ajustes sazonais. O índice leva em consideração a prévia do resultado oficial do Produto Interno Bruto (PIB), que auxilia o Banco Central a tomar decisões em relação à taxa básica de juros (Selic). Em maio, a atividade foi muito prejudicada pela paralisação dos caminhoneiros em todo o Brasil, verificada nas últimas semanas do mês. Em junho, o movimento arrefeceu e a atividade voltou a acelerar.

 

Para o economista Alex Araújo, apesar das dificuldades na economia brasileira, os números do Ceará são positivos, embora estejam abaixo da média nacional. Mas lembra também que o PIB do Estado vem crescendo acima da média nacional. "Embora a crise dos caminhoneiros tenha gerado impactos na economia, existem pontos onde esses impactos não foram determinantes para afetar o crescimento da economia local. No Ceará, há um importante papel da indústria e da agropecuária", observa.

 

NÚMEROS

 

3,29%

Foi o crescimento da prévia do PIB do Brasil em junho ante maio

 

0,58%

É a alta acumulada do PIB cearense de janeiro a junho

 

O que você achou desse conteúdo?