Logo O POVO+
3,16 mi buscam emprego há mais de 2 anos
Economia

3,16 mi buscam emprego há mais de 2 anos

Edição Impressa
Tipo Notícia

O País tem 3,162 milhões de pessoas em busca de um emprego há mais de dois anos, segundo a Pnad Contínua/IBGE. O resultado é recorde tanto em volume de pessoas atrás de uma vaga há tanto tempo, quanto em proporção de trabalhadores em relação à população desempregada, que soma 12,966 milhões de indivíduos. Em relação ao segundo trimestre de 2017, aumentou em 8,1% o contingente de desempregados há mais de dois anos.

 

Outros 1,857 milhão de trabalhadores procuram emprego há mais de um ano, mas há menos de dois anos. O grosso dos desempregados, 6,079 milhões, está em busca de uma vaga há pelo menos um mês, mas há menos de um ano. Na faixa dos que tentam encontrar um trabalho há menos de um mês estão 1,869 milhão de pessoas.

 

Já a taxa de subocupação por insuficiência de horas ficou em 7,1% no segundo trimestre de 2018 ante 6,8% no primeiro trimestre do ano. São pessoas ocupadas com uma jornada inferior a 40 horas semanais que gostariam de trabalhar por um período maior. Na passagem do primeiro trimestre para o segundo trimestre do ano, houve um aumento de 317 mil pessoas.

 

A taxa combinada de subocupação por insuficiência de horas trabalhadas e desocupação chega a 18,7% no segundo trimestre de 2018 ante 19,1% no primeiro trimestre. O dado inclui os que trabalham menos de 40 horas semanais, que gostariam de trabalhar mais, e pessoas que buscam emprego.

Agência Estado

 

O que você achou desse conteúdo?