Logo O POVO+
"Retomada da economia depende da descentralização de recursos"
Economia

"Retomada da economia depende da descentralização de recursos"

| FEDERALIZAÇÃO | Economista, conselheiro do pré-candidato Jair Bolsonaro, ministrou palestra em Fortaleza, durante almoço promovido pelo Lide Ceará
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
NULL (Foto: )
Foto: NULL

O economista Paulo Guedes, conselheiro econômico do presidenciável Jair Bolsonaro (PSL), defende como estratégia para retomada do crescimento do Brasil a descentralização de recursos federais para estados e municípios. A chamada federalização. Ontem, ele participou em Fortaleza, do debate promovido pelo Lide Ceará com o tema “Brasil – cenário econômico e desafios pós-2018”, com enfoque na proposta do pré-candidato à Presidência da República Jair Bolsonaro (PSL).


Com a proposta econômica liberal, Paulo Guedes defende que é preciso descentralizar os recursos para que estados e municípios façam a melhor gestão e aplicação das verbas. “Se não desmontar essa engrenagem, fazendo a transformação do Estado pela federalização, as funções básicas não serão atendidas”. No caso do Nordeste, avalia que, apesar da forte representatividade da região no Congresso Nacional, os investimentos ainda não são atraídos na mesma proporção.


A agenda de proposições do economista prioriza ainda o corte de gastos públicos, sendo a privatização o caminho para amortizar a dívida do País. Prevê também a simplificação de impostos. Segundo ele, o Brasil chega a gastar 45% do Produto Interno Bruno (PIB) com “erros” do passado e excessos da máquina. A reforma fiscal é outra pauta destacada.


Para debater o futuro do País, foram convidados os conselheiros econômicos dos pré-candidatos que lideram as pesquisas presidenciais, explica Emília Buarque, presidente do Lide do Ceará. O evento é uma oportunidade também apresentar as demandas do Nordeste e discutir sobre o desequilíbrio regional. Os próximos convidados serão os conselheiros de Ciro Gomes (PSB) e Geraldo Alckmin (PSDB).


A vinda dos conselheiros econômicos vai auxiliar na avaliação do futuro da economia, observam os empresários que participaram do evento. Segundo Edson Arouche, diretor comercial da Servnac, a empresa tem ampliado os investimentos no Nordeste, abrindo uma filial na Bahia em junho e mirando em Pernambuco e Rio Grande do Norte. Germano Belchior, diretor-superintendente da imobiliária Alessandro Belchior, diz que a empresa projeta crescimento de até 10% neste ano, em relação a 2017.


Entender o que planejam os candidatos direciona os novos investimentos, destaca Paulo Morais, diretor-executivo da Totvs Ceará. Este ano está sendo uma “grata surpresa” para a companhia, que cresceu mais de 20% ante o primeiro semestre de 2017.

 

PERFIL

Paulo Guedes é PhD em Economia pela Universidade de Chicago (EUA) e também é sócio-fundador da Bozano Investimentos e da BR Corporate

 

O que você achou desse conteúdo?