Logo O POVO+
Reflexo das taxas mais altas também na inflação de Fortaleza
Economia

Reflexo das taxas mais altas também na inflação de Fortaleza

Edição Impressa
Tipo Notícia
Para o economista Vitor Leitão, a alta das taxas municipais deve se refletir também nos próximos resultados de medição da inflação para Fortaleza. Em maio, o IPCA-15 da Capital, índice que mede a prévia da inflação oficial, teve a quarta maior alta do País, com aumento de 0,24% em relação ao mês anterior. Atrás apenas de Salvador (0,77%), Recife (0,73%) e Porto Alegre (0,67%).

 

“Entendo que de fato isso vai causar um impacto na inflação em Fortaleza já que houve um aumento substancial de custos para os segmentos, alguns mais, outros menos, mas todos serão afetados. E isso será repassado ao consumidor”.


Ele lembra que o momento já é de muita instabilidade em função do reflexo da greve dos caminhoneiros e a indefinição do preço do frete. “Quando a gente olha para o IPCA, o próprio Banco Central tem falado de inflação de 1% em junho. E se considerarmos que a expectativa é de uma inflação de 4% no ano, já estamos falando de 25% desta inflação vindo de um mês só”.


Para o economista, o momento não era o mais adequado para aumento de impostos e taxas em virtude do ainda lento processo de recuperação econômica. “O Município joga mais um balde de água fria”.



O que você achou desse conteúdo?