Logo O POVO+
Prévia da inflação mostra desaceleração em Fortaleza
Economia

Prévia da inflação mostra desaceleração em Fortaleza

Edição Impressa
Tipo Notícia

Foi divulgada ontem, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a prévia da inflação oficial para onze regiões metropolitanas do Brasil. Com uma variação de 0,64%, a redução no País chegou a 0,47 ponto percentual (p.p.). Os dados são do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15) e correspondem a julho.

 

A prévia para Fortaleza sofreu uma desaceleração em relação ao mês anterior, indo de 1,06% para 0,33%. De janeiro a julho, esse número chegou a 2,65%, enquanto nos últimos 12 meses ele foi para 3,14%. Em todo o Brasil, para julho, apenas Curitiba registrou índice acima de 1% na variação, diferentemente de Belém, cujo número foi de apenas 0,07%.

 

Segundo o economista Alex Araújo, os meses de maio e junho foram influenciados, principalmente, pela greve dos caminhoneiros. Ele ainda explica que outros fatores como energia elétrica, preço do barril do petróleo e inadequação do valor de produtos importados ainda são os principais contribuintes para o aumento dos números. Alex também ressalta que a alta de juros pelo Banco Central contribuirá para que esse número cresça ainda mais até o fim do ano.  

 

Resultado

O setor de serviços ficou estável em junho, com saldo de 589 empregos formais, consequência de 480.517 admissões e 479.928 desligamentos.

 

 

O que você achou desse conteúdo?