Logo O POVO+
Nova lei estimula parcerias entre 46 municípios do Estado
Economia

Nova lei estimula parcerias entre 46 municípios do Estado

|Ceará| O programa "Ceará um só", que entrou em vigor ontem, cria base legal para que sejam estimuladas parcerias para resolver problemas comuns dos municípios
Edição Impressa
Tipo Notícia

Parceria entre as 46 prefeituras das Regiões Metropolitanas do Estado - Fortaleza, Sobral e Cariri - para solução de problemas comuns e redução da desigualdade será estimulada com a publicação, de ontem, da lei que cria o programa de governança interfederativa, "Ceará um Só". O mecanismo formata base legal para que sejam criadas parcerias para planejamento, gestão, execução e monitoramento das funções públicas de interesse comum entre estes municípios.

 

O secretário estadual das Cidades, Paulo Henrique Lustosa, diz que, desde o Estatuto das Metrópoles (2015), vem ganhando força no Brasil a ideia de que além das três instâncias federativas convencionais - União, Estados e Municípios - é preciso criar outras formas de arranjos federativos para solução de problemas comuns.

 [SAIBAMAIS]

"Para cada ente federativo sozinho, os desafios são muito grandes. A política de resíduos sólidos, por exemplo, é uma responsabilidade do município, mas esta é uma tarefa que se torna mais palpável, até para conseguir fontes de financiamento, se feita de forma conjunta com outras prefeituras e o Estado. O que a gente faz com este plano é dar a base legal para que isso aconteça, estimulando novas parcerias, otimizando a utilização dos recursos e trazendo mais segurança jurídica para estas operações".

 

No Ceará, a gestão das policlínicas já funciona por meio de consórcios regionais. Ou seja, municípios de uma mesma região se unem com o Governo para garantir a estruturação de redes de assistência para ampliar e facilitar o acesso da população aos serviços de saúde naquela área. O Bilhete Único Metropolitano é outro exemplo.

 

"Algumas áreas já têm legislações próprias que permitem estas parcerias, mas a ideia é que estas políticas públicas possam ser feitas de forma mais ampla e que todos estes programas se integrem e dialoguem mais entre si",explica. 

 

Além de consórcios, destas políticas podem sair parcerias público-privadas (PPPs), contratos de gestão, planos de desenvolvimento e mesmo a criação de um sistema integrado de alocação de recursos e de prestação de contas.

 

A responsabilidade de decidir o que será feito, como e quando caberá à instância executiva (composta pelos prefeitos de cada um dos municípios que integram a região metropolitana e pelos titulares de secretarias do Estado, que tratem de assuntos relacionados à Política de Desenvolvimento Urbano) e à instância colegiada deliberativa, que inclui representantes do Estado, secretários municipais e da sociedade civil. Nenhuma destas funções é remunerada.

 

A adesão, por parte dos municípios, também é voluntária. Mas, segundo o secretário, por conta das vedações da legislação eleitoral, o trabalho de organização destas estruturas só será feito depois de outubro.

 

O secretário do Planejamento e Gestão do Estado, Maia Júnior, reforça que esta é uma forma também de fortalecer os municípios por meio de boas práticas. "Hoje nós temos um caso muito bem sucedido de revolução na educação e que pode ser replicado em outras regiões. O mesmo pode ser feito na área de gestão fiscal ou encontrar soluções para área de segurança pública e combate à pobreza".

 

PROGRAMA

 

O que é o "Ceará por um só"?

Conheça a lei que cria a base legal para que sejam estimuladas parcerias interfederativas - entre os municípios, o Estado e a União - para resolver problemas comuns das Regiões Metropolitanas. A adesão dos municípios é voluntária.


Áreas em que é possível fazer parcerias:

Planejamento urbano

Saneamento básico

Habitação

Transporte e mobilidade

Energia

Meio ambiente

Recursos hídricos

Saúde

Educação

Assistência Social

Segurança pública

Processo orçamentário e gestão fiscal

Educação fiscal

 

Mecanismos que podem ser usados para solucionar problemas comuns:

> Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado

> Planos setoriais interfederativos

> Sistema Integrado de Alocação de Recursos (SIAR)

> Operações urbanas consorciadas interfederativas

> Zonas para aplicação compartilhada dos instrumentos urbanísticos

> Consórcios públicos

> Convênios de cooperação institucional

> Contratos de gestão

> Compensação por serviços ambientais ou outros serviços prestados pelo município à unidade territorial urbana

> Parcerias público-privadas interfederativas

> Plano plurianual participativo

> Programa regional de cidadania fiscal

> Programa Regional Corporativo de Aquisições Públicas (Prap).

 

O que você achou desse conteúdo?