Logo O POVO+
Argentinos lideram ranking de estrangeiros no Ceará
Economia

Argentinos lideram ranking de estrangeiros no Ceará

| Perfil do turista | No Estado, a maior parte dos visitantes vem a lazer, em busca de sol e mar, e avalia bem a hospitalidade do cearense
Edição Impressa
Tipo Notícia

Os argentinos lideram em 33,9% o perfil do turista estrangeiro que vem visitar o Ceará. O dado consolidado do ano passado é do Estudo da Demanda Turística Internacional do Ministério do Turismo. A pesquisa indica que a maioria dos visitantes vem a lazer (59,2%), em busca de sol e mar (70,9%).

 

No quesito hospedagem, 51,4% optam por hotel, flat ou pousada. Casa de amigos e parentes (25,1%), casa alugada (8,8%) e camping ou albergue (5%) ficam na sequência. Em relação à composição do grupo, 37,7% vêm sozinhos e 25,9% em família.

 

Por pessoa, os gastos foram contabilizados em US$ 63,68, no ano passado, quando são analisados os turistas a lazer no Brasil. Esse mesmo perfil costuma passar 10,1 pernoites no Ceará. Dentre os destinos mais visitados, Fortaleza lidera, ficando à frente de Jijoca de Jericoacoara no percentual de turistas a lazer. Na categoria negócios e eventos, a Capital fica à frente de Caucaia.

 

A avaliação do perfil socioeconômico, segundo o Ministério do Turismo, aponta que homens (55,8%), pessoas de 41 a 50 anos (24,75%) e com ensino superior (42,4%) são os que despontam dentre os turistas estrangeiros que chegam ao Ceará.

 

Na análise sobre o Estado, a hospitalidade, com 97,7%, foi o quesito que mais agradou os visitantes, além da gastronomia (95,6%), restaurantes (94,8%), alojamento (94,4%), serviço de táxi (92,6%) e diversão noturna (91%). Os pontos negativos, observados pelos entrevistados, foram infraestrutura, incluindo a turística. Inclusive, esses itens nem chegaram a pontuar no estudo.

 

Para o futuro, com o crescimento na quantidade de voos internacionais, Eliseu Barros, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis Ceará (ABIH-CE), avalia que haverá maior visitação de europeus e americanos no Estado, mantendo o argentino em maior número, por ser país vizinho.

 

Sobre o que precisa melhorar em termos de infraestrutura e serviços turísticos, ele avalia que o acesso aos patrimônios culturais da Cidade deveriam ser mais valorizados, como ao Theatro José de Alencar, à Catedral de Fortaleza e ao farol do Mucuripe. "Em termos de infraestrutura de hotéis e restaurantes, eles estão perfeitamente aptos a receber turistas", complementa.

 

O que você achou desse conteúdo?