Logo O POVO+
Shopping centers de Fortaleza devem inaugurar 121 lojas até o fim do ano
Economia

Shopping centers de Fortaleza devem inaugurar 121 lojas até o fim do ano

| SETOR | Mercado na Capital reage com números positivos nas vendas. Reflexo também é visto na abertura de 116 novos estabelecimentos no primeiro semestre
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
NULL (Foto: )
Foto: NULL
[FOTO1]

Com o reaquecimento da economia do Ceará, um setor que vem despontando é o de shopping centers. Até o fim do ano, os principais estabelecimentos de Fortaleza devem inaugurar mais 121 novas lojas. Ainda em 2018, foram abertas 116 operações.


No Shopping Iguatemi, iniciaram a operação dez novos empreendimentos. De acordo com Wellington Oliveira, superintendente do equipamento, até o encerramento do segundo semestre serão 28 operações – contabilizando também as que já tiveram início. O reflexo pode ser sentido nas vendas no semestre. “Estamos com crescimento de 12% nas vendas em relação ao ano passado. O melhor mês foi o de maio, onde crescemos 15% em relação a 2017”, destaca. Wellington afirma, no entanto, que apesar dos índices positivos, o mercado continua desafiador.

[SAIBAMAIS]

“Nossa expectativa é que o ano de 2018 fosse um pouco mais tranquilo que 2017, mas pensamos que devido a esse cenário conturbado de eleições e indecisão no próximo presidente, isso tem atrapalhado um pouco. Estamos crescendo e tendo boas vendas, mas queremos mais”, adianta.


Os empreendimentos do Grupo JCPM (RioMar Kennedy e RioMar Fortaleza) apresentam o maior número de lojas a serem abertas até dezembro. No total, são 45 operações. No RioMar Fortaleza, em termos de venda, o crescimento foi de aproximadamente 15% em relação ano anterior no primeiro semestre. No RioMar Kennedy, crescimento de cerca de 35% . “Estamos investindo na realização de eventos, no mix de lojas, em serviços diferenciais e exclusivos e promovendo ações que proporcionem experiências para nossos clientes”, disse a assessoria dos estabelecimentos por meio de nota.


O Grupo Ancar Ivanhoe, responsável pela administração dos equipamentos Via Sul, North Shopping Fortaleza, North Shopping Jóquei e North Shopping Maracanaú prevê a abertura de 23 novas lojas. Segundo Ricardo Nunes, a expectativa é que 2018 feche com 90 operações. Ele também cita a renovação do mix de lojas.


“Esse ciclo é natural e buscamos substituir os espaços por marcas que gerem identificação e/ou que atendam às necessidades dos clientes nos equipamentos do portfólio da empresa. Quando realizamos essa renovação de mix, todos saem ganhando, pois atraímos novos consumidores, fidelizamos os antigos e geramos um fluxo maior para o shopping”, aponta. Sobre a perspectiva de expansão, Ricardo indica que o mais interessante é explorar o potencial dos empreendimentos.


No Shopping Parangaba, a previsão é de 14 novos estabelecimentos. O número é o mesmo de lojas que iniciaram a operação em 2018. “Ainda nesse ano deverão chegar ao empreendimento as empresas Nagem, Giraffas, Top Móveis, Clubinho do Mar, Handara e mais nove operações que estão em fase de negociação”, adianta Leonardo Franco, superintendente do shopping. No âmbito das vendas, o percentual de crescimento foi de 10% no comparativo com 2017.


Já o Shopping Del Paseo calcula crescimento de 11% até o final do mês de maio em vendas. Ao todo, há duas lojas previstas e outras em curso nos segmentos de moda feminina e infantil. Sobre os desafios para o setor, o estado é de confiança. É o que afirma o superintendente Eizon Said. “Apesar de enxergarmos um segundo semestre desafiador motivado pelo período eleitoral, avaliamos com confiança, principalmente por acreditarmos no papel que cada dia mais desempenhamos perante a sociedade, que busca locais de fácil acesso para o lazer e onde possam conviver e usufruir de experiências de consumo com de qualidade e segurança”, finaliza.

Colaborou Irna Cavalcante

 

 

DADOS DO CEARÁ

De acordo c om a Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), o Ceará concentra 18 empreendimentos com 425 mil de Área Bruta Locável (ABL)

 

O que você achou desse conteúdo?