Logo O POVO+
Definição sobre Instituto Pasteur no Ceará pode sair em novembro
Economia

Definição sobre Instituto Pasteur no Ceará pode sair em novembro

Edição Impressa
Tipo Notícia

A próxima reunião do Conselho Administrativo do Instituto Pasteur, em novembro, pode ser decisiva para confirmar a abertura de uma unidade da instituição de pesquisa francesa no Polo Tecnológico e Industrial da Saúde (Pits) do Eusébio.


Já existem termos de cooperação em pesquisa entre o Pasteur e a Fiocruz. “Acabei de vir da reunião da rede com o Instituto Pauster e teremos uma nova reunião formal em novembro. Estive com o diretor-presidente do Instituto Pasteur (Stewart Cole) e a expectativa é muito promissora, há muito interesse, mas houve mudanças na direção. Acredito que até novembro teremos uma melhor definição de prazos”, afirmou a presidente da Fiocruz, Nísia Trindade.


A negociação entre o Estado e o Pasteur começou em junho de 2017, quando o governador Camilo Santana foi à França em uma tentativa de aproximação. Em agosto, foi a vez do então presidente do instituto, Christian Bréchot, retribuir a visita e conhecer o Pits.


Na ocasião, declarou ter ficado muito bem impressionado com o polo e chegou a cogitar, inclusive, trazer uma unidade para o Ceará até o fim deste ano. Porém, com a mudança de gestão na instituição, o assunto voltou a ficar em suspenso.


“As negociações continuam, Nós estamos de portas abertas e tudo que for necessário fazer para trazer também o Instituto Pasteur para o Ceará, nós vamos trabalhar neste sentido”, disse o governador.

 

O que você achou desse conteúdo?