Logo O POVO+
Quatro voos semanais estão previstos para Aracati a partir de julho
Economia

Quatro voos semanais estão previstos para Aracati a partir de julho

| AVIAÇÃO REGIONAL | Negociações entre Governo do Ceará e as empresas Gol, Azul e CVC estão avançadas, de acordo com o DER
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
NULL (Foto: )
Foto: NULL
[FOTO1]

Em mais um esforço para inaugurar o Aeroporto Dragão do Mar, em Aracati, o Governo do Ceará intensifica as negociações com as empresas aéreas Gol, Azul e a operadora de turismo CVC. A ideia agora é viabilizar quatro voos semanais a partir de julho, período de alta estação, e incrementar a vinda de turistas ao Estado.


Do total de voos previstos, um seria charter (fretado), parceria entre a Gol e CVC, e os outros três regulares, operados pela Azul. O assessor de Infraestrutura Aeroportuária do Departamento de Edificações e Rodovias (DER), coronel Paulo Edson Ferreira, diz que o terminal de Aracati está em fase final de certificação junto à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).


“Essa certificação é para operação de voos por instrumento. Isso significa dizer que o aeroporto poderá receber qualquer aeronave, tanto durante o período do dia quanto da noite. Atualmente, para que o aeroporto possa receber a certificação, estamos concluindo a ampliação da faixa de pista para pousos e decolagens das aeronaves, sendo 75 metros para cada lado do eixo da pista”, explica o coronel.

[QUOTE1]

Na última quarta-feira, 23, ele esteve em São Paulo, onde participou de reuniões com as três empresas. Segundo Paulo Edson, as parcerias devem ser firmadas no máximo até o fim do próximo mês de junho, para que as companhias comecem a vender as passagens aéreas.


Assim como ocorreu com o Aeroporto de Jericoacoara, inaugurado em junho do ano passado, o voo semanal da Gol para Aracati será fretado pela CVC. Depois, a companhia passaria a operar sozinha.


A expectativa é conectar o destino do Litoral Leste cearense, conhecido pela praia de Canoa Quebrada, a São Paulo, por meio do Aeroporto de Congonhas, facilitando a chegada de turistas de diferentes estados. Hoje, os visitantes só conseguem visitar Aracati por via terrestre, saindo de Fortaleza.


“O voo charter da Gol com a CVC, em junho, está praticamente certo”, afirma o Coronel, destacando que as negociações com as empresas visando ao desenvolvimento da aviação regional do Ceará como um todo também foram tratadas nas reuniões de São Paulo.


Quanto à Azul, as três frequências semanais ligariam Aracati aos aeroportos de Confins, em Belo Horizonte, Viracopos, em Campinas (SP), e Guararapes, em Recife. “Estamos muito otimistas, pois o Ceará vem se destacando no Brasil quando o assunto é aviação. Como a Azul tem hubs (centros de conexões de voos) nesses três destinos, esses três voos semanais são totalmente viáveis. Acreditamos que há demanda turística”, observa.


Para o voo da Gol, com a parceria, a aeronave utilizada será um Boeing 737-800, com capacidade para cerca de 160 passageiros. Já as operações da Azul seriam feitas em aviões Embraer 195, que transportam em torno de 120 pessoas.


Além de negociar operações para Aracati, o Governo do Ceará tenta voos diretos de Fortaleza para Aracati e Jericoacoara, por meio do hub da Air France-KLM/Gol, inaugurado no último dia 3.

 

O que você achou desse conteúdo?