Logo O POVO+
"Mulheres fazem a diferença na gestão de empresas"
Economia

"Mulheres fazem a diferença na gestão de empresas"

| LIDERANÇA | Chieko Aoki, presidente e fundadora da rede Blue Tree Hotels, palestrou ontem em Fortaleza sobre lições que aprendeu na vida e nos negócios
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
NULL (Foto: )
Foto: NULL
[FOTO1] 

Empresas onde mulheres atuam como CEO têm apresentado melhores resultados, destaca Chieko Aoki presidente e fundadora da rede Blue Tree Hotels. A empresária palestrou ontem em Fortaleza sobre “As 10 lições que aprendi com a vida e com os negócios”. O evento foi organizado pelo Grupo Mulheres do Brasil – núcleo Fortaleza, na Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec).


Entre os aprendizados na carreira, Chieko destaca a liderança das mulheres nas organizações. Elas trazem uma visão mais voltada para as pessoas, com postura de escuta e acolhimento, atuando com estilo diferente de gestão, ressalta a empresária.


Por ainda serem poucas mulheres no conselho das organizações, uma das bandeiras do Grupo Mulheres do Brasil é colaborar com a inserção delas nos espaços de poder. “Homens e mulheres, juntos, criam uma sociedade melhor, mais justa e humana, mas fazendo trabalho no mesmo nível”, defende.


A empresária entende como importante a “cota de mulheres” nos cargos de gestão das empresas. De acordo com Chieko, as pesquisas apontam que as mulheres levariam 80 anos para atingir o mesmo nível dos homens. “Queremos atingir esse nível de liderança nas empresas rapidamente. Diminuir de 80 para oito anos”, afirma.


Um dos comitês do Grupo, intitulado Comitê 80 em 8, trabalha para apoiar e aumentar o respeito e a valorização das carreiras profissionais das mulheres, especialmente das executivas em direção aos altos cargos de gestão.


Chieko é uma das fundadoras do Grupo Mulheres do Brasil, presidido por Luiza Trajano, dona do Magazine Luiza. O movimento, criado em 2013, já soma mais de 15 mil mulheres de vários segmentos de todo o Brasil e conta com 16 núcleos regionais no Brasil e no exterior, a exemplo de Portugal. “O grupo tem por objetivo colaborar com a melhoria do País. São mulheres que fazem acontecer de uma forma positiva e efetivamente”, explica a executiva.


Considerada a “dama da hotelaria”, Chieko Aoki avalia de forma positiva os impactos do recém-inaugurado hub Air France-KLM-Gol em Fortaleza. “O turismo é importante para girar a economia, movimenta em torno de 52 setores, é abrangente e forma pessoas qualificadas e educadas”, diz.


Sobre o retorno de um investimento em Fortaleza, a empresária se diz receptiva a propostas. “Estou aberta a projetos”, acrescenta. O Blue Tree Premium de Fortaleza mudou de gestão em 2015, sendo administrado pela rede AccorHotels, passando a se chamar Novotel Fortaleza.


AS DEZ LIÇÕES DE CHIEKO


1. Quando não há mais nada para fazer, faça o que puder


2. O melhor não vem necessariamente do maior ou do mais “aplaudido”


3. Seja exigente, não abra mão da excelência


4. Entenda que tudo o que existe foi criado por alguém


5. Aprenda a ser mais criativo com menos


6. Ofereça o melhor de si para o outro


7. Tenha um bom motivo para levantar da cama todo dia


8. Entenda a natureza humana


9. Reconheça e valide a existência do outro


10. O futuro vai demandar melhor relacionamento interpessoal

 

O que você achou desse conteúdo?