Logo O POVO+
Capital é 2° destino mais procurado para as férias de julho
Economia

Capital é 2° destino mais procurado para as férias de julho

| ALTA ESTAÇÃO | Os dados são do Ministério do Turismo. Posição de Fortaleza no ranking nacional seria fruto da promoção do destino e do novo momento da aviação civil no Ceará
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
NULL (Foto: )
Foto: NULL
[FOTO1]

O turismo na região Nordeste, para o mês de julho, se mostra otimista. É o que aponta pesquisa do Ministério do Turismo, em consulta a agências/operadoras de viagens, representantes de hotelaria e sites de busca na internet. Fortaleza é o segundo destino mais procurado para as férias no País durante o período.


A CVC, maior operadora de turismo da América Latina, listou os dez mais pesquisados pelo público interno. Oito estão localizados no Nordeste. Maceió, Fortaleza e Porto Seguro (BA) lideram as três primeiras posições. Os outros dois estão na região Sul, Gramado (RS), e Balneário Camboriú (SC).


No site de pesquisas internacional Skyscanner, Fortaleza aparece em segundo lugar dos destinos domésticos mais procurados para julho, perdendo apenas para São Paulo. A Capital está à frente do Rio de Janeiro, Recife e Salvador, sendo assim o destino doméstico mais popular para a próxima alta estação.


Para Arialdo Pinho, titular da Secretaria do Turismo do Ceará (Setur), o resultado se deve não somente às ações de publicidade, mas também ao aumento do número de voos para o Estado.


“Os roadshows (rodadas de negócios) também contribuíram para esse resultado. No caso do voo vindo da Argentina, por exemplo, que antes passava por São Paulo, houve uma procura maior por assentos”, diz, ao informar que turistas argentinos estariam “desviando” sua preferência de visitação do Sudeste para o Nordeste.


Segundo ele, o hub da Air France-KLM/Gol, inaugurado na semana passada, tende a elevar a procura por Fortaleza. “As empresas aéreas querem comercializar também as rotas (Fortaleza-Paris e Fortaleza-Amsterdã) e põem suas equipes para vender, anunciam ações, etc”, disse.


Sobre a taxa de ocupação, a Associação Brasileira da Industria de Hotéis no Ceará (ABIH-CE) confirma ocupação média de 82%, de acordo com a pesquisa do Ministério do Turismo, especialmente pelo Fortal – Carnaval fora de época que ocorre na Cidade no fim de julho.


Em Maceió, a expectativa de ocupação dos hotéis para o mês é de 72%. Já em Porto Seguro, a estimativa é de 90%. Para Gramado, a expectativa é de até 85% e em Balneário Camboriú, destino de praia e de negócios o índice chega a 65%. “O quadro é animador. Mostra que se dermos continuidade aos esforços de promoção dos destinos, reforçarmos os investimentos em infraestrutura turística e melhorarmos o ambiente de negócios. Seremos mais competitivos”, afirma Vinicius Lummertz, ministro do Turismo.


Conforme a Associação das Agências de Viagens (Abav), 65% dos pacotes comercializados em julho são para destinos nacionais, mesmo em ano de Copa do Mundo. Dessa vez, Fortaleza ficou de fora. “Os destinos mais demandados têm sido Maceió (AL) e Porto de Galinhas (PE), que concentram grande número de resorts e costumam ser mais visitados por famílias. Esse é o principal perfil de público na temporada de julho”, informa a associação.(Átila Varela)

O que você achou desse conteúdo?