Logo O POVO+
Novo presidente da Caixa é bem recebido pelo mercado
Economia

Novo presidente da Caixa é bem recebido pelo mercado

Nelson Antônio de Souza possui relação estreita com o Ceará, onde comandou o Banco do Nordeste (BNB)
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
NULL (Foto: )
Foto: NULL
[FOTO1]

O novo presidente da Caixa Econômica Federal, Nelson Antônio de Souza, foi bem recebido pelo mercado. A posse dele, nesta segunda, às 10 horas, no Palácio do Planalto, será bastante concorrida. Entre as metas no comando do banco, a simplificação da concessão de crédito, um projeto no qual já vem trabalhando.


O presidente do Sindicato das Construtoras do Ceará (Sinduscon-CE), André Montenegro, confirmou presença. O POVO ouviu a opinião de nomes do setor.


“O Nelson é o nome mais indicado para assumir a presidência da Caixa”, disse. André define Nelson como um entusiasta do setor. “Ele estava modelando um processo de desburocratização do crédito imobiliário onde se contrataria uma operação para o cliente em apenas cinco dias”. Uma das metas dele na área de habitação era a busca de novo funding para o setor.

 

O vice-presidente da Área Imobiliária do Sindicato, José Carlos Gama, disse: “É um parceiro da construção. Melhor nome não haveria”. Segundo Gama, “ele compartilha da ideia que a Caixa foi e precisa continuar sendo o banco da habitação”.


Marcos Novaes, sócio-diretor da Novaes Engenharia, declarou que Nelson na vice-presidência de Habitação sempre primou pela técnica. “Nossa expectativa agora é deixar de lado a seara política e atuar numa relação transparente e direta com o setor imobiliários, destravando as amarras do crédito e baixando os juros proporcionalmente com a Selic”.


Para Ricardo Miranda, diretor da Construtora Santo Amaro, foi uma boa escolha. “Oferecer mais crédito para o setor produtivo, desburocratizar e agilizar os processos e efetivamente baixar os juros são medidas que o setor precisa para voltar a crescer”, afirmou.


Na Caixa, Nelson ocupou vice-presidência de Habitação, o braço da instituição que lida com as construtoras. Com o Ceará, a relação é especialmente próxima.


Foi diretor e depois presidente do Banco do Nordeste (BNB), com sede em Fortaleza. No Banco, teve como uma de suas marcas a aposta na capilaridade do BNB.


Natural de São Paulo (SP), é graduado em Letras e Psicologia. Possui MBA em Administração e Marketing pelo Instituto de Estudos Empresariais do Rio de Janeiro.


Iniciou sua carreira na Caixa em 1979 e já ocupou os cargos de diretor executivo de Gestão de Pessoas, chefe de Gabinete da Presidência, superintendente Nacional da Região Nordeste e do FGTS, entre outros. Em 2014, assumiu a presidência do Banco do Nordeste.

O que você achou desse conteúdo?