Logo O POVO+
Ipece completa 15 anos com novos projetos
Economia

Ipece completa 15 anos com novos projetos

| DESENVOLVIMENTO |
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
NULL (Foto: )
Foto: NULL
[FOTO1]

O Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), órgão vinculado á Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), comemora 15 anos hoje. Para celebrar a data, haverá programação que começa pela manhã e termina no fim da tarde, com o lançamento de projetos. Fundado em 14 de abril de 2003, o Ipece é o órgão do Governo responsável pela geração de estudos, pesquisas e informações socioeconômicas e geográficas que permitem a avaliação de programas e a elaboração de estratégias e políticas públicas para o Estado.


“É um momento importante para a história do órgão. Comemoramos dois grandes projetos, que é o Big Data (unindo todas as informações e base de dados do Estado) e o Centro de Avaliação de Políticas públicas”, afirma o titular da Seplag, Maia Júnior. Para o secretário, apesar de ganhar destaque nacionalmente, pelo fato de manter a saúde financeira equilibrada mesmo durante o período da crise econômica do Brasil, o Ceará precisa crescer ainda mais por meio da geração de riquezas.

[QUOTE1]

“Temos que reverter as adversidades. Esse é o grande desafio. O Ipece pode contribuir não só com a inteligência, mas com a base de informação que é desenvolvida. Assim, será possível avaliar as políticas para melhorar o desenvolvimento do Estado. A palavra-chave da gestão moderna é a avaliação, seja ela do desempenho da máquina pública e/ou do funcionário público”, observa o secretário.


Pela manhã, vai ser realizada uma mesa redonda sobre o tema “A ciência de dados na compreensão de fenômenos sociais, políticos e econômicos”.À tarde, serão lançados três livros: Panorama Socioeconômico das regiões de Planejamento do Estado do Ceara; Indicadores Econômicos do Ceara 2016 e Índice de Desenvolvimento Social 2012-2015. Logo depois ocorre o lançamento do Centro de Análise de Dados e Avaliação de Políticas Públicas (Capp) e do Projeto Big Data Ceará.

O que você achou desse conteúdo?