Logo O POVO+
Estoque de imóveis deve cair pela metade até o fim do ano
Economia

Estoque de imóveis deve cair pela metade até o fim do ano

Edição Impressa
Tipo Notícia Por

Com o desemprego diminuindo, a taxa de juros bancário caindo, aos poucos, o consumidor está voltando aos estandes de venda, diz o presidente do Sindicato das Construtoras do Ceará (Sinduscon-CE), André Montenegro. Para ele, a continuar neste ritmo, até o fim do ano, será possível baixar o estoque de imóveis - hoje estimado em 10 mil unidades – pela metade.


“A expectativa é esta. A gente percebe o consumidor mais animado. É importante que a taxa de juros bancário continue caindo, mas como a retomada dos outros setores e a confiança voltando, acredito que vamos conseguir chegar lá”.


Ele diz que a diminuição deste estoque é o que vai determinar o ritmo de novos lançamentos no mercado.


O gerente regional da Caixa, Josivan Josino, diz que a meta do banco é financiar até R$ 82,1 bilhões em imóveis no Brasil. No Ceará, tem em torno de R$ 600 milhões disponíveis só para este primeiro semestre. “Arrisco a dizer que até agora já foi contratada quase metade disso”, afirma.


O presidente do Sindicato da Habitação do Ceará (Secovi-CE), Sérgio Porto, confirma que o mercado está começando a melhorar. Além da queda da taxa de juros, outro fator que agrega vantagem ao consumidor é a própria concorrência entre as empresas do setor. Na disputa pelos clientes, há quem ofereça a cozinha com modulados, a escritura gratuita, dentre outras condições diferenciadas que influenciam nos custos finais da aquisição de um imóvel. “É a cereja do bolo. Os incorporadores identificam, em cada produto, diferenciais que podem definir a compra”, diz.


O que você achou desse conteúdo?