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As empresas de olho na sustentabilidade
Economia

As empresas de olho na sustentabilidade

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Com a inauguração da planta em Maracanaú, a Can-Pack deve otimizar a produção de latas de alumínio, buscando aprimoramento do design. Um dos objetivos da empresa é reduzir a espessura das embalagens conservando as características técnicas e usando menos alumínio. Há 20 anos, um quilo da matéria prima produzia pouco mais de 60 latas de 350 ml. A tecnologia evoluiu permitindo a fabricação de mais de 70 unidades com a mesma quantidade.

 

A lata de alumínio é a embalagem mais amiga do meio ambiente, explica Paulo Dias, presidente da Can-Pack Brasil. Possui taxa de reciclagem de 98%, de acordo com dados da Associação Brasileira dos Fabricantes de Latas e Alumínio (Abralatas). O brasileiro, por exemplo, consome mais de 110 latinhas por ano.


Para 2019, Paulo adianta que a ideia da companhia é desenvolver ações nas comunidades para coleta de latas.

“A empresa Can-Pack Reciclagem é um projeto que ainda será definido. O Brasil está crescendo, vamos ver o que o futuro nos reserva”, projeta.


Segundo Rafael Pacini, gerente da Cervejaria Ambev em Aquiraz, uma das metas globais da empresa é trabalhar com 100% de produtos com embalagens retornáveis até 2025 e a chegada da Can-Pack favorece o cenário. “Ter um parceiro nosso fazendo lata de alumínio conversa muito com nossa sustentabilidade. Dá uma ajuda para atingirmos esse sonho e contribuir para um mundo melhor”, avalia.


Em 2017, a Ambev recolheu cerca de 5 milhões de garrafas de vidro retornáveis por meio de máquinas de coleta instaladas em supermercados de todo o País. Atualmente, uma em cada quatro garrafas vendidas nos mercados já é retornável. O número de reciclagem de latinhas ainda está sendo fechado pela empresa.


No Ceará, são 800 funcionários empregados pela Ambev, que gera ainda 40 mil empregos indiretos em toda a cadeia produtiva. Com a implantação da Can-Pack, Rafael estima o crescimento da indústria local e aceleração do mercado, onde o Ceará representa um “gigante” no volume de negócios da Ambev.

 

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