Logo O POVO+
Regras da OMC em jogo com medidas norte-americanas
Economia

Regras da OMC em jogo com medidas norte-americanas

Edição Impressa
Tipo Notícia Por

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) considera a decisão injustificada e ilegal porque politiza os processos de defesa comercial, em desrespeito a regras da Organização Mundial do Comércio (OMC).


“O Governo norte-americano impõe medidas de forma unilateral sem respeitar as regras de investigação para a adoção de medidas de defesa comercial, discrimina o produto estrangeiro em detrimento do produzido nos EUA e amplia a tributação da importação para além das alíquotas acordadas pelo próprio país na OMC”, critica Karina Frota, gerente do Centro Internacional de Negócios (CIN).


Para o gerente-executivo da unidade de assuntos internacionais da CNI, Diego Bonomo, a decisão dos Estados Unidos vai flagrantemente contra as normas internacionais, já que, ao invés de abrir uma investigação sobre dumping, como seria a regra, utilizam uma legislação sobre segurança nacional.


“É preocupante não só porque pode reduzir nossas exportações, mas porque os EUA estão adotando uma medida contrária às normas internacionais de forma intencional”, afirma.


Ele defende ainda que o governo brasileiro tem que estar preparado para negociações bilaterais e na OMC, mas também para pensar em medidas unilaterais, como retaliações.

 

O que você achou desse conteúdo?