Logo O POVO+
Obras do polo metalmecânico em Tabuleiro do Norte previstas para junho
Economia

Obras do polo metalmecânico em Tabuleiro do Norte previstas para junho

Estrutura será voltada para instalação de empresas do setor de caminhões - da fabricação de peças a serviços
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
NULL (Foto: )
Foto: NULL
[FOTO1]

As obras de implantação do polo metalmecânico de Tabuleiro do Norte estão previstas para terem início até o fim de junho, considerando a contratação da empresa vencedora do processo licitatório em maio. A informação é do titular da Secretaria das Cidades do Ceará, Jesualdo Farias. “Vamos iniciar a obra no primeiro semestre, já que temos prazos estabelecidos. Queremos concluir a primeira etapa em 12 meses”, destaca. A abertura das propostas das companhias interessadas ocorrerá no dia 10 de abril.


A primeira etapa consiste na parte estrutural da poligonal. “São várias ações de infraestrutura, como pavimentação de passeios e ruas, iluminação pública, toda a parte de drenagem, prédio de administração e uma obra para a estação de tratamento de esgoto e rede de água”, reforça.


Embora o polo tenha 86,5 hectares, a intervenção ficará centrada numa área de 18,5 hectares. A expectativa que as primeiras empresas se instalem no ano que vem. “Nosso alvo é a estruturação da mobilidade dos municípios, tirando o adensamento das empresas e levando-as para o polo. Primeiro, trabalharemos com as companhias que estão lá. No entanto, ninguém vai se furtar a fazer alguma ação no sentido de fomentar a vinda de outros negócios”, adianta Jesualdo. “Esperamos que até março do próximo ano, já iniciem a transferência das primeiras empresas”, complementa.


Para a fomentar a atração de novos negócios, além da modelagem do complexo, o titular da Pasta afirma que corre por fora a contratação de uma empresa que realizará um plano de gestão para a poligonal. “Esse estudo vai dizer a questão logística, funcionamento e a lógica de ocupação”, explica. O nome da vencedora não foi divulgado, mas o valor para a contratação é da ordem de R$ 1,1 milhão. “Ele deve estar pronto antes da conclusão do polo metalmecânico”, disse o secretário.


A segunda etapa do processo, avalia, será com a expansão das facilidades e infraestrutura do complexo para abrigar novas empresas. “Ocupadas as áreas iniciais do loteamento definidas no projeto, passaremos para a segunda fase. Podemos ter uma surpresa de que em seis meses as companhias ocupem o que foi disponibilizado (18,5 hectares)”, pontua.


Já foram identificadas 120 pequenas empresas ligadas aos setores de mecânica, eletrônica e fabricação de peças para caminhões, que atendem à demanda de veículos em Limoeiro e Tabuleiro do Norte. Ainda foram identificadas mais cinco empresas de médio e grande porte.


O investimento do Governo do Estado é de R$ 10 milhões. A estrutura será composta por galpões e é voltada para instalação de empresas do setor de caminhões, tanto de fabricação de peças, como de fornecimento de serviços. No projeto do polo está previsto estacionamento para 300 caminhões, serviços de pousadas e instalação de órgãos ligados ao setor de veículos, como Departamento Estadual de Trânsito (Detran-CE) e Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

Átila Varela

 

 

SAIBA MAIS


Atendimento

O polo metalmecânico tem como finalidade atender a demanda da região do Vale do Jaguaribe.

Localização

O empreendimento ficará localizado no entroncamento da BR-116 com a BR-437, entre os municípios de Tabuleiro do Norte e Limoeiro do Norte.

Taxa de condomínio

As empresas que forem se instalar no condomínio devem pagar uma taxa, a ser definida, e aluguel equivalente a 0,15% do valor do imóvel utilizado.

 

O que você achou desse conteúdo?