Logo O POVO+
Governo tenta destravar Acquario Ceará com projetos imobiliários
Economia

Governo tenta destravar Acquario Ceará com projetos imobiliários

A exploração de projetos imobiliários geraria recursos para investir no empreendimento
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
NULL (Foto: )
Foto: NULL
[FOTO1]

O Governo do Estado tenta destravar as obras do Acquario do Ceará com a possível construção e gestão imobiliária de empreendimentos comerciais situados próximos ao equipamento de entretenimento na Praia de Iracema.


Os recursos captados da iniciativa privada com os projetos imobiliários seriam aplicados no empreendimento, tendo em vista que o governador do Ceará, Camilo Santana (PT), anunciou no ano passado que não iria mais investir dinheiro público na obra.

[SAIBAMAIS]

“O Acquario é um contexto maior. Nosso pensamento é trazer hotelaria, shopping, estacionamentos e residências”, explica Arialdo Pinho, titular da Secretaria do Turismo do Ceará (Setur).


O Estado não entraria como sócio dos empreendimentos, ficando a cargo do privado a ação. “O Acquario será do Estado. No futuro, pretendemos fazer a concessão. Se quisermos terceirizar, faremos uma licitação”, assegura o secretário, sem definir prazos.


A área para os projetos ficaria próxima à avenida Almirante Tamandaré. “Na região onde hoje compreende o terreno dos Correios”, disse. Desapropriações ou compra de terrenos não foram mencionadas.


Parte dos recursos provenientes da exploração/vendas seria destinada às obras e/ou manutenção do equipamento. “O montante a ser definido seria dirigido para o Acquario. Seria uma coisa selecionada para o Estado, para a viabilidade do empreendimento”, garante. Nesse sentido, o Estado não desembolsaria recursos do Tesouro. O modelo mais provável para a ação é a parceria público-privada (PPP). “Estamos trabalhando para retomar a obra o mais breve possível”, desconversa Arialdo ao ser questionado sobre o prazo de reinício dos trabalhos do Acquario.


O grupo espanhol Inveravante chegou a ser uma das opções de interessados pelo empreendimento. “Nosso primeiro pensamento foi com a Inveravante (fazer parceira com o Estado). Mas hoje existem outros investidores. É importante que tenhamos mais interessados nesse projeto”, avalia.


Em setembro de 2017, Camilo havia apresentado o Acquario para chineses do Fosun Internacional Limited, responsáveis por grandes resorts e hotéis. Um grupo de trabalho seria montado para viabilizar a parceria. “Eles têm muita ‘expertise’ em equipamentos turísticos, como resorts e hotéis, e ficaram animados com a possibilidade de parceria”, disse à época o governador.


Concebido em 2008, o Acquario teve obras iniciadas em 2015, mas elas logo foram suspensas. Conforme O POVO publicou, no dia 5 de novembro de 2017, o Estado já havia empregado R$ 138 milhões no empreendimento, que está com 75% das obras de infraestrutura concluídas. Equipamentos instalados giram em torno de 30%. A fim de evitar deterioração da estrutura, a Secretaria da Infraestrutura (Seinfra) e o Departamento de Arquitetura e Engenharia (DAE) realizam manutenção.

 

NÚMEROS DO ACQUARIO


> 21,5 mil m²


> 15 milhões de litros de água


> 38 tanques


> 26 recintos para exibição


> 26 ecossistemas nacionais e internacionais


> 500 espécies de animais / população final de 35 mil


Possuirá recifes de corais, ambientes costeiros e peixes exóticos


Previsão do preço da entrada R$ 60


Média de visitantes ano: > 1,2 milhão


O que você achou desse conteúdo?