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Diretor de mercado da Natura no Nordeste destaca mercado cearense como estratégico

Em entrevista ao O POVO, Abel Sena, diretor da Natura, destaca o mercado cearense como praça importante no plano estratégico da empresa

19/03/2018 01:30:00
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Com mais de 1,8 milhão de consultoras e R$ 7,9 bilhões de receita líquida (2016), a Natura amplia os negócios abrindo lojas físicas no modelo “Aqui tem Natura”. A primeira do Nordeste foi inaugurada em Fortaleza, em março, na Rua Liberato Barroso.


Já são mais de 60 lojas neste modelo, em São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Belo Horizonte e Goiânia. A estratégia visa transformar as consultoras em “Empresárias da Beleza” e oferecer praticidade e conveniência aos clientes. “Este é um novo caminho possível de desenvolvimento para nossa rede de relações, que complementa o plano de crescimento para as consultoras de perfil mais empreendedor”, explica Abel Sena, diretor de mercado da Natura no Nordeste.


Em entrevista ao O POVO, o gestor destaca Fortaleza como praça importante no plano estratégico da empresa.

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O POVO - Como foi definida a localização da loja em Fortaleza?

Abel Sena -A localização foi escolhida em conjunto com o franqueado. A região central é um local de grande movimentação e ponto estratégico para venda de cosméticos por envolver grande concentração de pessoas durante todo o dia. Assim como Salvador e Recife, Fortaleza é uma importante capital do Nordeste e estava no plano estratégico da empresa.

 

OP - Como funciona o modelo de negócios “Aqui tem Natura”?

Abel Sena- O modelo de franquia “Aqui Tem Natura” é uma oportunidade de negócio oferecida exclusivamente para Consultoras de Beleza Natura. Este é um novo caminho possível de desenvolvimento para nossa rede de relações, que complementa o plano de crescimento para as consultoras de perfil mais empreendedor. Aquelas que optarem por mudar sua forma de atuação, aderindo ao novo segmento, passam a ser chamadas de Empresárias de Beleza. Para os consumidores, as franquias “Aqui Tem Natura” buscam atender àqueles que procuram maior conveniência na realização de compras, principalmente de produtos de uso diário, perfumaria e itens presenteáveis. Os consultores franqueados terão acesso a uma série de serviços e suportes adequados à realidade de atuação como empresários de varejo.

 

OP - Quais são os outros modelos de negócio da empresa no Brasil?

Abel Sena - Este modelo é um complemento a nossa atuação de canal de venda direta, e busca atender ao shopper que valoriza a conveniência de ter uma grande variedade de produtos à pronta entrega, perto das suas rotas diárias. O principal modelo de negócio da Natura é a venda por relações, mas atuamos também com as lojas físicas (hoje são 26 lojas no Brasil e Exterior) e o Rede Natura (loja online).

 

OP - No atual momento econômico do país, qual foi o impacto no faturamento da empresa?

Abel Sena- Até o terceiro trimestre de 2016, o faturamento da empresa aumentou 8,9%. Temos realizado uma série de ações nos últimos trimestres que contribuíram para avanço dos resultados, como o avanço da digitalização de nossas operações, o crescimento das operações internacionais e evolução da venda por relações, para gerar mais valor para a consumidora com melhor experiência de compra, e para a consultora, com um plano de crescimento que possibilita uma experiência de compra mais positiva para o consumidor e mais possibilidades de crescimento na atividade.

OP - Para consultoras da Natura e clientes, qual é o benefício de uma loja física?

Abel Sena - No modelo “Aqui tem Natura” a consultora passa a ter o seu próprio espaço para oferecer consultoria para seus clientes, tornando-se uma Empresária de Beleza com o apoio e identidade da marca. E os clientes têm mais praticidade e conveniência, além de ter uma experiência de beleza com acesso à experimentação de todos os produtos da marca.

 

OP - Quais são os planos de expansão da empresa?

Abel Sena - Essa é uma informação considerada estratégica pela empresa, mas podemos afirmar que temos um plano robusto de expansão do modelo “Aqui Tem Natura” pela frente, com previsão de abertura de lojas nas principais capitais e regiões metropolitanas do País. Estamos observando adesões a esse modelo a um ritmo bastante interessante.

 

Lívia Priscilla

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