Logo O POVO+
Ceará tem maior quantidade de vagas intermitentes do Nordeste
Economia

Ceará tem maior quantidade de vagas intermitentes do Nordeste

Foram 106 admissões em fevereiro contra 32 demissões
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
NULL (Foto: )
Foto: NULL
[FOTO1]

O Ceará registrou 106 admissões pela modalidade de trabalho intermitente em fevereiro. O número é o maior da região Nordeste. No mesmo mês, foram 32 demissões, com saldo de 74 vagas, também o maior do Nordeste. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados ontem pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).


A categoria de contratação foi criada na reforma trabalhista, em vigor desde o ano passado. A modalidade permite à empresa contratar funcionários para trabalhos esporádicos para atender demanda sazonal, como, por exemplo, época do Natal. Eles são pagos apenas pelo período em que prestam o serviço. É feito contrato entre empregador e empregado e o trabalhador fica à disposição para ser convocado quando a empresa precisar, com antecedência mínima de três dias.

[SAIBAMAIS]

Segundo os dados do Caged, em todo o Brasil, foram 2.660 admissões e 569 desligamentos em vagas de trabalho intermitente. O saldo foi de 2.091 empregos.


Já em registros de trabalho parcial, o Ceará foi o segundo estado do Brasil, atrás apenas de São Paulo. Instituído na reforma trabalhista, o mecanismo contempla contrato de até 30 horas de duração, sem possibilidade de hora extra, ou de até 26 horas, com até seis horas extras. O salário é proporcional à jornada semanal, em relação aos trabalhadores da mesma função em regime integral.

[QUOTE1]

Tanto em janeiro quanto em fevereiro, o Estado ficou em segundo lugar no País. Em janeiro, foram 627 vagas em regime parcial. Em fevereiro, foram 876 admitidos. Em todo o País.


NÚMEROS


375

Este foi o saldo negativo de postos de trabalho no Ceará, referente ao mês de fevereiro deste ano.

 

61,1 mil

A criação de vagas de emprego no Brasil apresentou saldo positivo

 

O que você achou desse conteúdo?