Logo O POVO+
Varejo inicia ações de revitalização no Centro a partir de abril
Economia

Varejo inicia ações de revitalização no Centro a partir de abril

Comerciantes querem aumentar o fluxo de pessoas e vendas na região. Hoje são contabilizadas 350 mil pessoas por dia no bairro
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
NULL (Foto: )
Foto: NULL

[FOTO1]
Em abril, o varejo inicia eventos direcionados ao Centro de Fortaleza para aumentar o fluxo de pessoas e alavancar as vendas do local. Apesar de as medidas ainda não serem reveladas, pois estão em fase de negociação, Assis Cavalcante, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Fortaleza (CDL), diz que é preciso realizar ações em relação ao ordenamento dos ambulantes e à geração de eventos.

 

“O Centro é onde tem 7.800 empresas, onde passam 350 mil pessoas por dia, com 68 mil pessoas trabalhando. Isso é um volume muito grande. É o maior centro de compras do Ceará. Então, precisa de um olhar diferente”, destaca Assis, ao O POVO, durante o lançamento da 3ª edição da Jornada Integração, realizada ontem pela Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Ceará (FCDL-CE).

[SAIBAMAIS] 

Segundo o presidente, a CDL é uma instituição consolidada com muitos projetos, mas efetivamente é preciso realizar ações dentro do Centro, que devem contar com o apoio da Prefeitura de Fortaleza na revitalização.

 

O projeto do Executivo municipal visa integrar a região do Centro ao “corredor” que começa na Praia de Iracema, passa pelo Dragão do Mar e termina no Centro. “O Prefeito está trabalhando no sentido de ter um Centro melhor de andar e comprar. Quando organizou a (feira de confeccções) José Avelino foi condizente com esse objetivo”, observa Assis.

No tocante aos ambulantes que trabalham no Centro, o presidente reconhece que eles fazem parte do movimento da região, porém, é preciso organizar. De acordo com Assis, atualmente, existem 1.471 ambulantes registrados, mas efetivamente quase 4 mil pessoas atuando. “Da forma como estão, atrapalham o direito de ir e vir das pessoas, porque se estabelecem no meio da rua”.

Entre as ações do varejo para este ano, continua o tradicional “Fortaleza Liquida”, que era realizado no mês de março, mas vai ocorrer em setembro, a exemplo da edição de 2017. “O segundo semestre era sempre mais pujante, mas setembro quebrava essa homogeneidade”. A escolha do período também tem o objetivo de antecipar a Black Friday, que ocorre em novembro e tem atrapalhado o desempenho de vendas de dezembro. “Nos Estados Unidos é um dia com desconto. Aqui abrasileiramos. Deixamos uma semana, 15 dias, um mês”, explica.

 

Segundo o presidente, com a Black Friday, o consumidor deixa de adquirir produtos em dezembro, que seriam as vendas esperadas com o pagamento do 13º salário. “Está havendo um movimento em nível nacional de trazer a Black Friday para setembro e aí vamos juntar com nossa liquidação”, afirma.

 

Ele acrescenta que o horário de funcionamento estendido, que entrou em vigor em dezembro passado, também tem movimentado o Centro e o comércio da Cidade em geral. Com o projeto, os estabelecimentos comerciais podem funcionar de segunda a sexta, de 8 às 19h, e aos sábados, de 8 às 16h. Já os shopping centers podem abrir de segunda a domingo, de 8 à 0h. “A lei veio atender um anseio não só nosso, mas também dos consumidores. E aí certamente está sendo um grande alavancador de renda e emprego”, complementa.

 

OUTRA DATA

Com as vendas de dezembro impactadas, está havendo um movimento em nível nacional de trazer a Black Friday para setembro

 

EVENTO

 

O QUE É A 3ª JORNADA DA INTEGRAÇÃO

> Realização FCDL-CE

> Atuação em nove bases regionais do Ceará: Centro Sul, Cariri, Sertão Central, Jaguaribana, Ibiapaba, Norte, Sertão Oeste, Inhamuns e Metropolitana

> Capacitação de 720 lideranças

> 4.500 pessoas impactadas pelos treinamentos

> Meta do “Salve o Planeta Terra” é arrecadar 9 toneladas de material reciclável

 

 

O que você achou desse conteúdo?