Logo O POVO+
Empresa que vencer concessão pagará projeto da roda-gigante
Economia

Empresa que vencer concessão pagará projeto da roda-gigante

Prefeitura de Fortaleza deve apresentar em março resultado da manifestação de interesse para realizar estudos para implantação do empreendimento no espigão da João Cordeiro. Inauguração do empreendimento deve ocorrer no fim de 2019
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
NULL (Foto: )
Foto: NULL

[FOTO1]

Os custos de preparação e apresentação das propostas e estudos para implantação do projeto da roda-gigante no espigão da rua João Cordeiro, na Praia de Iracema, serão pagos pela empresa vencedora da concessão.

Segundo o edital de chamamento público do equipamento, a Prefeitura de Fortaleza não será, em caso algum, responsável por esses gastos. Como ressarcimento, a vencedora da concessão vai pagar, no máximo, R$ 2,98 milhões ao projetista da roda-gigante, conforme prevê o documento.

O secretário Municipal de Turismo de Fortaleza, Alexandre Pereira, explica que não necessariamente a empresa que tiver os estudos escolhidos para realizar o projeto será a que vai implantar e operar a roda-gigante. "Caso sejam empresas diferentes, a vencedora do novo edital vai ressarcir quem fez os estudos", comenta, acrescentando que, informalmente, três corporações manifestaram interesse no empreendimento para entretenimento que o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (PDT), quer inaugurar no Réveillon de 2019.

[SAIBAMAIS]

Para escolher a empresa, foi aberto procedimento de Manifestação de Interesse (PMI), por meio de publicação de edital de Chamamento Público. O resultado está previsto para março e o vencedor deve apresentar estudos até 60 dias após vencer a licitação, para instalação, gestão, operação e manutenção do equipamento. Na fase seguinte, haverá leilão que definirá quem executará a obra da roda-gigante e equipamentos acessórios no espigão da João Cordeiro.

Ao O POVO, o prefeito disse  que o PMI é o primeiro passo da concessão daquela área. “A gente está abrindo a manifestação de interesse para o uso recreativo, econômico e turístico, para que tenha ganhos coletivos para a Cidade”, afirma.

Ele adianta que outros dois editais devem ser lançados até março. Um deles é o da Zona Azul, que deve dar concessão para que parte das vagas sejam gerenciadas pela iniciativa privada. “A gente está fechando um prazo. Possivelmente na próxima semana vamos lançar um modelo que vai permitir uma nova forma de comercialização”, diz, sem dar mais detalhes.

Também será lançado edital, talvez em março, para o uso do Wi-fi em praças e espaços públicos. Sobre o transfer, do Aeroporto Internacional Pinto Martins para a zona hoteleira de Fortaleza, informa que até maio deve sair o resultado do processo para saber qual empresa vai operar até o fim do ano.

Observação: Esta matéria foi alterada por conter erro. A informação correta é que a empresa vencedora da concessão é quem pagará o projeto da roda-gigante e não conforme foi publicado anteriormente.

Colaborou Artumira Dutra

 

EDITAIS NO PLANO

A Prefeitura ainda prevê editais para vagas da Zona Azul, Wi-fi nas praças. Em meados de março, saem os resultados sobre ônibus.

 

CONCESSÃO


DESCRIÇÃO DA ÁREA

> A orla de Fortaleza conta com 15 espigões, sendo o da rua João Cordeiro o mais extenso linearmente.


> Desde 2012, o espigão da João Cordeiro, com seus 640 metros de comprimento, tem como atrativo seu cunho contemplativo. O pôr do sol pode ser observado de diversos ângulos.

 

> O espigão ainda tem potencial de exploração, tanto de serviço para fortalezenses e turistas, quanto de retorno financeiro e cultural para a Cidade.

> O projeto prevê a requalificação do espigão da rua João Cordeiro, na Praia de Iracema, com a instalação de empreendimento de entretenimento.


> Instalação de uma roda-gigante e equipamentos acessórios, que possam servir de observatório da orla, ficando próximo ou acima do nível dos prédios da orla, possibilitando uma ampla visibilidade de toda a orla da Cidade, assim como ser uma âncora de atração turística.

 

> A roda-gigante deverá ter cerca de 100 metros de diâmetro e aproximadamente 24 cabines rotativas com aproximadamente 30 m² cada.


> Também prevê o uso de energia limpa, de modo que o projeto seja autossuficiente energeticamente e tratamento de todos os seus resíduos de forma eficiente e ambientalmente correto.


> A exemplo do que acontece com atrações turísticas em diversas cidades do mundo, a roda-gigante, deverá observar, como premissa, sua relevância na atração turística, associando movimento local e turístico, funcionando como ícone de Fortaleza, sem perder de foco a comunicação com todo o projeto de orla da avenida Beira-Mar.

 

O que você achou desse conteúdo?