Logo O POVO+
Movimento nas casas de câmbio aumenta até 50%
Economia

Movimento nas casas de câmbio aumenta até 50%

Este é considerado um bom momento para comprar moeda estrangeira para quem pretende viajar
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
NULL (Foto: )
Foto: NULL

[FOTO1]
As casas de câmbio de Fortaleza registraram aumento de 50% na movimentação desde o começo de janeiro. A ampliação de voos internacionais tem estimulado as pessoas a viajarem. Eventos políticos também têm impactado na flutuação cambial no mercado.

 

Um exemplo foi o julgamento do ex-presidente Lula, na semana passada. Para se ter ideia, a cotação do dólar chegou a U$ 3,25 na última quarta-feira. Nesta semana, a cotação retornou ao patamar de U$ 3,30, mas os especialistas indicam que ainda é um bom momento para compras para quem planeja viajar.

[SAIBAMAIS] 

Mas o mercado externo também influencia. Ontem, por exemplo, a moeda americana voltou a cair pontualmente ante o real, assim que a decisão do Fed (Banco Central dos Estados Unidos) sobre a taxa de juros saiu, mas voltou a subir e fechou perto das máximas, no patamar de R$ 3,19, seguindo o comportamento da divisa no exterior. No mês, porém, a moeda recuou 3,76%.

Na Fortur Câmbio e Turismo, o gerente Antonio Fernando conta, que no dia do julgamento de Lula, na última quarta, a moeda chegou a U$ 3,25. “O telefone não parava de tocar. A demanda aumentou 50%. A cidade toda saiu para comprar”, revela.
[QUOTE1]
Para este ano, Fernando está otimista com as vendas. Comparando o movimento desde o começo de janeiro, ele observou um aumento também de 50% na procura por moeda estrangeira na Fortur, sobretudo pelo dólar. Ele diz que o câmbio da moeda norte-americana tem variado entre U$ 3,30 a U$ 3,35 e, para comprar bem, orienta trocar a moeda de forma parcelada. “Qualquer fato pode influenciar o câmbio, principalmente a política. É a melhor forma de perder menos”.

 

“O câmbio está bem oscilante devido ao cenário politico. Semana passada chegou a menor cotação nos últimos cinco meses”, revela Breno Cysne, diretor de operações da Sadoc Câmbio e Turismo. Na sexta, a cotação chegou a U$ 3,28 na agência. “Nesse dia, aumentou 30% devido à queda por conta do julgamento do Lula. Para se ter ideia foi tão grande a procura que ficamos sem dólar no dia”.

 

Segundo Breno, o movimento na casa de câmbio subiu 15% em 2017, comparado a 2016. Com o aumento da oferta de voos internacionais e, assim, mais possibilidades de viagens, a projeção é das vendas na agência crescerem novamente 15% neste ano.

 

“Os clientes perguntam: Qual o melhor momento para comprar moeda? Eu digo que é quando você está com o real na mão, mesmo que seja só uma parte para ir comprando aos poucos. No fim você tem uma taxa média”, observa a diretora da Ceará Travel, Verônica Patrício.

 

Para avaliar o câmbio, Verônica explica que é preciso observar todos os cenários, pois a crise política no Brasil arranhou a imagem econômica perante o mundo. “Apesar de alguns números serem apresentados de maneira positiva pelo Governo, nossa moeda se desvaloriza em relação ao dólar e euro, o que gera uma oscilação grande”. Sobre a previsão de câmbio, a gestora prefere não fazer prognóstico, pois os economistas têm divergido bastante.

 

Na visão do gerente de lazer da Casablanca Turismo, Paulo Neto, a perspectiva para 2018 é positiva. “Esperamos que o ano seja maravilhoso, a economia continue forte e as pessoas aumentem o desejo de viajar”. A agência prevê o crescimento de 20% nas vendas, comparado a 2017. “É uma projeção ousada, mas se todo o panorama se concretizar pode até ser superior”, projeta.

 

Em relação ao mês de janeiro, Paulo Neto já observa um aumento de 12% na procura por pacotes de viagem na agência, comparado ao mesmo período do ano passado. Sobre a moeda estrangeira, o gestor avalia que é um bom momento para comprar. “A cotação está boa, o patamar ainda não é o melhor, mas é considerado justo. A estabilidade do câmbio é super importante”, avalia.

 

Dicas para trocar moeda estrangeira

 

PLANEJAMENTO

Faça o planejamento financeiro da viagem, estimando quanto gastará em média por dia e no total geral, fixando um valor máximo para os gastos extras.

CASA DE CÂMBIO

Procurar uma casa de câmbio autorizada pelo Banco Central.

PESQUISE

Pesquise, pois a diferença entre as casas de câmbio pode chegar até 10%.

COMPRA

Compre parte em papel moeda e parte em cartão pré-pago para ter segurança contra roubos.

COTAÇÃO

Acompanhe o câmbio diariamente e quando identificar uma baixa na cotação, aproveite a oportunidade.

PEQUENOS VALORES

Não compre toda a moeda de uma vez, mas em pequenos valores, de forma a minimizar perdas com a diferença cambial.

TAXAS

Antes de fechar a operação, certifique-se de que todas as taxas já estão inclusas. Há locais que cobram até R$ 60 de taxa de serviço para emissão.

ANTECEDÊNCIA

Reserve a moeda na casa de câmbio com pelo menos dois dias antecedência para garantir a disponibilidade.

 

O que você achou desse conteúdo?