Logo O POVO+
Hub impulsiona negócios para o Cinturão Digital
Economia

Hub impulsiona negócios para o Cinturão Digital

Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Hub de telecomunicações que se forma a partir dos investimentos da Angola Cables no Ceará também abre novo leque de oportunidades para o Cinturão Digital, rede de fibra óptica do Estado que leva internet para mais de cem municípios cearenses.


"Melhora a atratividade. Firmamos uma tratativa com a Angola Cables para compartilhar nossos cabos. isso vai permitir que quem está lá no Interior possa produzir e exportar conteúdo pelo Cinturão Digital e por estes novos cabos  levar para Europa, África, qualquer lugar", afirmou o secretário de ciência e tecnologia, Inácio Arruda.
[SAIBAMAIS]


Ele diz que gigantes do setor como a Amazon, Microsoft, Apple e Dell já estão negociando parceria com o Estado para usar desta infraestrutura do  Cinturão Digital e o mais importante: ajudar a criar valor na cadeia produtiva local.

"Todas as companhias  que estão firmando compromisso conosco assumem também a obrigação de fazer incubação de empresas, ajudam a criar startups".

O Instituto de Pesquisa Estratégica Econômica do Ceará (Ipece) também deve, em breve, fazer um estudo mais detalhado dos impactos que o Hub de telecomunicações pode trazer para economia do Estado, adianta o secretário de desenvolvimento econômico, César Ribeiro.

Nos mesmos moldes do que está sendo iniciado para o Hub aéreo, com a Air France-KLM, e que será feito para o marítimo com Rotterdam para o porto do Pecém.

"Tudo isso que está acontecendo agora é um pontapé inicial. É lógico  que é  um  trabalho compartilhado, transversal, entre as secretarias que trabalham esta ambiência, Governo e Município, para identificar quais as melhores empresas e os institutos para atrair e agregar valor a toda esta base de transmissão que está sendo criada".

Durante a cerimônia, Camilo Santana destacou que a tríade de hubs tem potencial de transformar o Ceará e Fortaleza em um grande centro de conexões com o mundo. "Essa será a primeira conexão entre o continente africano, o sul-americana e o Brasil, através de Fortaleza. Isso significa que vamos ter um grande atrativo de players, novas empresas, como, Amazon, Google, que poderão montar seus Data centers aqui".

O que você achou desse conteúdo?