Logo O POVO+
RMF concentra 66% das vagas de emprego do CE, diz Sine/IDT
Economia

RMF concentra 66% das vagas de emprego do CE, diz Sine/IDT

540 postos de trabalho são ofertados neste começo do ano. Os setores de serviços e indústria estão com a maior disponibilidade de cargos. Segundo dados do Sine/IDT, 40% da oferta total de emprego são para jovens
Edição Impressa
Tipo Notícia
NULL (Foto: )
Foto: NULL
[FOTO1]

Início de ano e as agências do Sistema Nacional de Emprego e do Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (Sine/IDT) começam a lotar. No Ceará, há 540 ofertas de trabalho disponíveis em janeiro, conforme número atualizado na manhã de ontem.


A expectativa é que, a partir da segunda quinzena deste mês, o movimento em busca de empregos se intensifique. Os setores com mais postos variam entre serviços e indústria, e 66% das vagas estão concentradas na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). Além disso, 40% da oferta total são destinadas a jovens de 16 a 29 anos.

[SAIBAMAIS]

O índice é visto como positivo por Antenor Tenório, assessor da Presidência do IDT. Segundo ele, o jovem para o mercado de trabalho é um público de vulnerabilidade. “Os que não trabalham nem estudam enfrentam uma taxa de desemprego que chega a 25%. A maior taxa de todos os públicos”. Porém, a média salarial do jovem tende a ser mais baixa do que o restante do mercado, com salário até R$ 1,2 mil, observa o assessor.


Aproveitamento

O Ceará é o segundo estado do País, atrás do Paraná, em maior colocação do trabalhador no mercado de trabalho pela rede Sine/IDT, destaca Antenor. “Temos melhor índice de aproveitamento. Saímos de 76% (2016) e fomos para 85% (2017). Significa que, a cada 100 vagas de trabalho, 85 nós preenchemos”.

[FOTO2] 

Para 2018, o Sine/IDT estima a captação total de 81 mil vagas para todo o Estado. Uma perspectiva otimista, maior do que os 78 mil postos de trabalho registrados no ano passado.


Exigências

Apesar da eficiência da inclusão no mercado, Antenor alerta que as empresas estão mais exigentes para todos os cargos, buscando talentos e pessoas que apresentam maior produtividade. Porém, muitos trabalhadores ainda não investem na carreira. “Alguns dizem que aceitam qualquer coisa, isso é equivocado. Significa dizer que não tem foco. Para o recrutamento é uma postura inadequada”, explica.

Cristina Fontenele

 

MANHÃ DE ONTEM


Situação nas unidades


1) No Sine/IDT da Parangaba, na avenida João Pessoa, 6239, O POVO encontrou pessoas esperando do lado de fora da unidade, em busca de emprego. 2) No bairro Papicu, na avenida Santos Dumont, 5015, outra unidade do Sine/IDT fazia o cadastramento de currículos.

 

O que você achou desse conteúdo?