Logo O POVO+
Procon Assembleia vai orientar idosos
Economia

Procon Assembleia vai orientar idosos

Edição Impressa
Tipo Notícia
NULL (Foto: )
Foto: NULL
[FOTO1]

O Procon Assembleia vai implantar, em fevereiro deste ano, o projeto Direitos e Deveres dos Consumidores na Terceira Idade. A proposta tem início com a palestra “Educação para a melhor idade”, alertando idosos sobre os cuidados ao adquirir empréstimos e negociar dívidas. Outros temas vão ser abordados posteriormente.


“As palestras são voltadas a pessoas da terceira idade, para que fiquem mais atentas antes de adquirir empréstimos consignados”, observa Telma Valéria, coordenadora do órgão. Segundo ela, hoje há muita propaganda na mídia convidando idosos a fazer tanto empréstimos como compras parceladas em cartões de crédito.


Telma diz que o Procon recebe muitas reclamações de aposentados que têm o salário zerado por conta do pagamento de vários empréstimos. Lembra que os bancos estão autorizados a comprometer apenas 30% do rendimento de cada cliente para o pagamento de dívidas por débito em conta, esteja ele trabalhando ou já aposentado. A prática está prevista na Lei Federal nº 10.820/2003.


Durante a palestra, os idosos serão alertados também sobre uso de cartões bancários. Conforme Telma, é comum que aposentados repassem o cartão para que outras pessoas ajudem na hora do saque. Ela ressalta que a entrega do documento deve ser apenas a pessoas de


As palestras serão destinadas aos idosos atendidos pela Associação dos Servidores da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Assalce), sejam servidores aposentados ou familiares. O Procon Assembleia também vai confeccionar uma cartilha, em linguagem simples e de fácil acesso, com as principais orientações sobre os cuidados ao contrair dívidas.

 

O que você achou desse conteúdo?