Logo O POVO+
Hotéis estimam 80% de ocupação no Carnaval
Economia

Hotéis estimam 80% de ocupação no Carnaval

Alguns estabelecimentos de Jericoacoara e Guaramiranga já têm 100% dos quartos reservados para o feriadão
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
NULL (Foto: )
Foto: NULL
[FOTO1]

Nem bem passou o Réveillon e o setor hoteleiro cearense já mira nas vendas de pacotes para o feriadão do Carnaval, que neste ano ocorre de 10 a 14 de fevereiro. A procura dos turistas já começou. A mais de um mês para a festa, a taxa média de reservas nos hotéis do Estado para o período está em 40%, índice que deve ultrapassar os 80%, de acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Ceará (ABIH-CE).

[SAIBAMAIS]

Mas quem quiser passar o feriadão em destinos como Jericoacoara e Beberibe, é bom se apressar. Levantamento feito pelo O POVO constatou que, em alguns hotéis, o percentual de reserva já passa de 80%. Em outros, já não há mais quartos disponíveis para o feriadão.


Este é o caso do Hotel Vila Metisse, em Jericoacoara, que trabalha com aluguel de quartos e casas privativas com preços médios de R$ 2.800. “Já está com a taxa de ocupação em 100% para o Carnaval. As vendas começaram ainda em novembro. É um destino mais procurado por quem quer tranquilidade”, afirmou a gerente, Nara Vasconcelos.

[QUOTE1]

Para o vice-presidente da ABIH-CE, Darlan Leite, a melhora do ambiente econômico do País e o bom desempenho do setor nesse fim de ano são indícios de que a taxa de ocupação dos hotéis neste Carnaval vai superar a marca de 2016 (78,02%).


“Apesar do número de reservas efetivadas ainda estar relativamente baixo, estamos confiantes de que haverá crescimento. O Ceará tem um recall muito bom no Carnaval. Muita gente que não conseguiu viajar em janeiro aproveita para viajar nesta época”, acrescenta.


Darlan observa que, normalmente, o que os turistas buscam no Ceará é a combinação entre sol, praia e tranquilidade, principalmente, os visitantes que vêm de São Paulo ou de estados do Nordeste. Por outro lado, diz que o interesse do público pelas festas tem crescido. A programação de pré-Carnaval de Fortaleza, realizada ao longo de janeiro, é um exemplo. “Já está consolidado”, reforça.

[FOTO2]

Além da Capital cearense, as praias de Aquiraz, Beberibe, Caucaia e Aracati atraem muitos visitantes. Atila Freire, gerente do hotel Tropicália, que fica próximo à praia de Canoa Quebrada, em Aracati, diz que o Carnaval é um dos feriados mais importantes do ano. A previsão é que a taxa de ocupação no estabelecimento, hoje em em 45% atinja 90% até fevereiro.


“Quem vem para cá está em busca de animação. Tem bloco nas praias, mela-mela, bandas. E desde que a Prefeitura anunciou a programação de Carnaval, a procura aumentou significativamente”, afirma Atila.


A diretora do Jangadeiro Praia Hotel, Cibele Studart, hotel localizado em Aquiraz, explica que, diferentemente de outras épocas festivas, para o Carnaval, os foliões costumam se programar para viajar mais em cima da hora. “Todo ano é a mesma coisa. A procura maior começa em meados de janeiro e vai até o dia anterior ao Carnaval”.

 

O que você achou desse conteúdo?